Terça-feira, Outubro 26, 2021
13.6 C
Braga
InícioBragaBraga: Ricardo Silva avança com novos desafios sociais

Braga: Ricardo Silva avança com novos desafios sociais

© Ricardo Silva

O candidato independente à Junta de São Victor, em Braga, Ricardo Silva, reuniu com a estrutura diretiva do Centro de Atividades de Tempos Livres “Carlos Acutis”, situado no Bairro Social das Enguardas. Esta é uma estrutura que tem por finalidade potenciar laços de cooperação na área social, nomeadamente no apoio às crianças e jovens no combate ao abandono escolar e promoção do sucesso académico, dotando as crianças e jovens de ferramentas que as capacitem.

Ao longo da conversa, Joana Azevedo e Sandra Neto, representantes do CATL Carlos Acutis, fizeram uma abordagem ao trabalho da entidade, realçando as várias valências como o estudo apoiado, o acompanhamento aos trabalhos académicos, a promoção da literacia e a integração em sociedade.

O CATL dá também apoio à comunidade, sendo um verdadeiro “balcão social”, abrindo-se à comunidade para tarefas como mandar um e-mail, ler cartas e ajudar nas respostas.

A candidatura “Ricardo Silva 2021”, que nesta reunião se fez representar pelo primeiro candidato, bem como por Fátima Leitão, assumiu que “a Junta de Freguesia de São Victor deverá, no futuro, desafiar esta entidade a reforçar a sua presença no Bairro das Enguardas, cooperando na promoção de um diagnóstico que identifique as principais necessidades da comunidade”.

Para Ricardo Silva, “o trabalho do CATL é exemplar na sua articulação com os moradores do Bairro Social das Enguardas e o tipo de resposta que aqui é prestado deve ser reforçado”.

O candidato subscreveu que “se deve proceder a um diagnóstico e levantamento das necessidades da localidade, para que as instituições, concorrendo a programas financiados, possam desenhar uma estratégia focada na resolução dos problemas identificados”.

Uma vez que a freguesia de São Victor possui várias instituições de matriz assistencialista, Ricardo Silva propõe “a realização de uma ‘Mostra das Instituições Sociais’ para que as entidades se conheçam, possibilitando o desenho de uma estratégia comum e potenciando projetos em rede”.

Para a candidatura “Ricardo Silva 2021”, a área envolvente ao CATL Carlos Acutis “também deve ser equacionada, requalificando o Parque Infantil e dotando o ringue de basquetebol de nova valência, que deve ser de comum entendimento com a Associação de Moradores, o Município de Braga e a Junta de Freguesia São Victor”.

“Além do mais, a descentralização de competências, para os Municípios, na área social,  pode constituir a oportunidade da Junta de Freguesia de São Victor assumir um papel mais relevante no que toca aos Serviços de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS)”, afirma Ricardo Silva. O candidato independente lembra “o projeto de fazer novas valências assistencialistas, como a Loja Social, a Sala de estudos, a Sala Multiusos e o Balneário Social em parceria com o S. C. Leões das Enguardas”.

“Temos na área social um eixo prioritário de atuação. A Junta de Freguesia de São Victor tem tido uma resposta irrepreensível na assistência à pessoa, e poderá desenvolver novos projetos, assentes numa cooperação estratégica com o CATL, propondo que esta instituição possa liderar um projeto de integração direcionado à população em situação de maior fragilidade social”, refere.

Ricardo Silva finalizou esta reunião com o CATL, enaltecendo o trabalho desta estrutura e assumindo “o reforço de cooperação na área social”.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS