Sexta-feira, Setembro 17, 2021
18 C
Braga
InícioBragaBraga: Ricardo Silva afirma que resposta social em São Victor "deverá ser...

Braga: Ricardo Silva afirma que resposta social em São Victor “deverá ser reforçada”

© Ricardo Silva

O candidato independente à Freguesia de São Victor, em Braga, Ricardo Silva, reuniu com a delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa, no âmbito das preocupações sociais.

A reunião decorreu na sede temporária da Cruz Vermelha, atualmente localizada na Rua Bernardo Sequeira, contando com a presença de Armando Osório e de David Rodrigues.

“Ao longo da conversa foi possível perceber a transversalidade de serviços de apoio prestados pela Cruz Vermelha, assentes nas respostas da Creche, dos Serviços de Ação Domiciliária, Loja Social, Projeto Geração Tecla, o Centro de Acolhimento Temporário, entre outras”, refere o candidato.

Neste momento, a Delegação de Braga está a proceder a obras de requalificação do edifício situado na Av. 31 de Janeiro e espera que, até meados do próximo ano, “esteja tudo concluído”.

Para Ricardo Silva, “este encontro foi muito importante na medida em que permite perceber as várias respostas sociais que podem estar disponíveis para apoiar a comunidade, sobretudo a população em situação de vulnerabilidade social”. “Há uma multiplicidade de necessidades na nossa freguesia que, sendo a maior, é aquela onde estatisticamente se identificam mais casos de fragilidade social, desde pessoas idosas sem retaguarda familiar, até pessoas em condição de sem abrigo”, diz Ricardo Silva.

“”or isso, manter e reforçar a parceria com as estruturas de apoio social torna-se, para nós, um objetivo, na medida em que temos que continuar a desenhar estratégias que permitam dar respostas à população”, sublinha o candidato.

Para Ricardo Silva, “há projetos que têm que ser realizados no futuro próximo, desde investir numa rede de desfibriladores em espaços públicos, sobretudo em recintos desportivos escolares, passando pelo investimento nas ações de teleassistência, permitindo que os idosos tendencialmente isolados, estejam sempre dentro de uma rede de apoio”.

Ainda dentro dos projetos de apoio à comunidade, Ricardo Silva subscreve a necessidade de “estar ao lado das instituições que trabalham com a população sem-abrigo, acompanhando e reforçando as medidas de apoio, sobretudo, numa ótica logística, como, por exemplo, emparceirar projetos a fundos estruturais”. Também neste âmbito, Ricardo Silva preconiza que “deve ser constituído um projeto de apoio e acompanhamento à comunidade do Bairro Social das Enguardas, em moldes semelhantes ao existente no Bairro Social de Santa Tecla, assente, desde logo, em efetuar o levantamento de necessidades, para promover um diagnóstico capaz de gizar as respostas que melhor se coadunem às carências da população”.

Nesta reunião, Ricardo Silva fez-se acompanhar por Fátima Leitão e por Tiago Correia, ambos com experiência no voluntariado e empreendedorismo social, para “permitir o desenho das linhas de apoio social, dentro da candidatura independente à freguesia de São Victor”.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS