Sexta-feira, Abril 19, 2024
24.4 C
Braga
BragaBraga: Ricardo Silva afirma que ARCUMusica "será realidade em São Victor"

Braga: Ricardo Silva afirma que ARCUMusica “será realidade em São Victor”

© Ricardo Silva

A candidatura independente à Junta de São Victor, em Braga, “Ricardo Silva 2021”, visitou a Associação Cultural e Recreativa da Universidade do Minho (ARCUM), tendo sido recebida pelos dirigentes Nuno Pinto e Vicente Costa.

Nuno Pinto, presidente da ARCUM, referiu que a associação “pretende relançar a sua dinâmica cultural nestes próximos tempos, assumindo a necessidade de ‘desconfinar’ com segurança, mas também por uma questão de saúde social”.

O presidente afirmou que pretende “voltar a dinamizar algumas atividades, ainda que em contexto adaptado”. Lembrou que os vários grupos que compõem a ARCUM “têm sabido responder ao desafio de continuar a promover os eventos culturais, ainda que algumas opções passem pelo ‘mundo digital'”. Nuno Pinto abordou a mudança de sede da ARCUM para o Campus de Gualtar, acompanhando a AAUM, esperando que “seja uma oportunidade para captar mais elementos para os grupos culturais”. Neste momento, Nuno Pinto mostra-se “preocupado com a crise associativa, provocada pelos confinamentos da Covid-19, pois todos os grupos estão com menos elementos nas suas composições”.

O dirigente Vicente Costa apresentou o projeto “ARCUMúsica”, uma escola de música, tendo como intuito a promoção do ensino artístico, a difusão das artes tradicionais e permitir o estreitamento de laços entre a comunidade académica e a sociedade civil. Esta iniciativa visa ensinar a tocar instrumentos musicais, sobretudo na área da percussão tradicional, dos cordofones e dos sopros.

O candidato Ricardo Silva assumiu o compromisso de “ajudar a alavancar a ARCUMúsica, numa dinâmica de parceria da Academia São Victor, em que as aulas da escola de música poderão decorrer na sede da Junta de Freguesia”. “Esta é uma possibilidade que ajudaria a divulgar a iniciativa da ARCUM junto da sociedade civil e complementaria a atividade cultural e educativa da Junta de Freguesia de São Victor, que também se ressentiu com a pandemia”, disse o candidato, indo mais longe ao desafiar a ARCUM a ser parceira em festivais temáticos a organizar pela Junta de Freguesia, tal como um Festival de Música Cigana (proposto pela Associação “Os Sinos da Sé”) ou a realizar Saraus de Poesia no novo Jardim Urbano da Junta de Freguesia de São Victor.

Ricardo Silva fez-se acompanhar, nesta reunião, por Mariana Araújo e Mauro Franqueira, enquanto mandatário da Juventude. Mariana Araújo, que tem família no Bairro Social das Enguardas, desafiou a ARCUM a dinamizar ensaios e a promover eventos musicais no Bairro Social, para que a Junta de Freguesia de São Victor “possa investir na abertura de bolsas de estudo e incentivar a aprendizagem de instrumentos musicais por quem possui menos recursos financeiros”. O candidato Ricardo Silva corroborou esta vontade, incentivando a ARCUM a “promover, ainda, um Festival de Artes Performativas em espaço público da Freguesia de São Victor”.

Para fomentar o contacto entre as associações culturais, a candidatura “Ricardo Silva 2021” assume “a vontade de realizar, em 2022, a Feira das Associações, promovendo o trabalho em rede”.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES