Sábado, Novembro 27, 2021
8.6 C
Braga
InícioBragaBraga: Ricardo Ladeira é o vencedor da Bienal de Ilustração – Prémio...

Braga: Ricardo Ladeira é o vencedor da Bienal de Ilustração – Prémio Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2021

© CM Braga

Ricardo Ladeira é o grande vencedor da 1.ª edição da Bienal de Ilustração – Prémio Capital da Cultura do Eixo Atlântico, uma iniciativa promovida pelo Município de Braga. A cerimónia de entrega do prémio decorreu este sábado, no âmbito da abertura do encontro de ilustração “Braga em Risco”, que decorre até 21 de novembro.

A par do vencedor, que recebe um prémio monetário de 8.000 euros, o júri deliberou atribuir menções honrosas aos ilustradores Carlo Giovani (Brasil), João Vaz de Carvalho (Fundão) e Jorge Margarido (Aljezur), pela excepcional qualidade técnica, originalidade e coerência gráfica.

Ricardo Ladeira nasceu no Porto em 1992 e reside em Coimbra. Licenciado em Arte e Design pela Escola Superior de Educação de Coimbra, onde começou atividade como ilustrador e artista plástico, o autor tem participado em diversas iniciativas na área da ilustração com várias instituições como “Museu Municipal de Coimbra”, “Licor Beirão”, “Revista Sábado”, “Casa Pia” ou “Renault”. É o ilustrador vencedor da 3ª Edição Prémio Literatura Infantil do Pingo Doce e vencedor do concurso Lusófono da Trofa 2020, sendo ainda finalista do concurso New Talent NIT.

À Bienal de Ilustração, lançada no âmbito da Braga 2021 – Capital da Cultura do Eixo Atlântico, foram submetidas 204 obras da autoria de 68 ilustradores nacionais e internacionais, que responderam ao desafio de representar o património material e imaterial do território do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular.

O júri selecionou 17 finalistas que integram uma exposição coletiva que está patente na Galeria do Paço, na Reitoria da Universidade do Minho, integrada no programa do Braga em Risco 2021. Até ao final do mês de novembro, o público poderá apreciar 51 trabalhos da autoria de Carlo Giovani, Constança Duarte, Eva Evita, Fedra Santos, Gémeo Luís, João Costa, João Vaz de Carvalho, Jorge Margarido, Liz França, Mariana Gusmão (Nana), Nanem, Pedro Velho, Rachel Caiano, Ricardo Ladeira, Rita Terra, Sara Frágil e Sérgio Ribeiro.

A Bienal de Ilustração conta com a parceria da Escola Superior de Design do IPCA e da Associação Galega de Profissionais de Ilustração.

“Braga em Risco” promove ilustração e literatura infanto-juvenil

Até 21 de novembro, o “Braga em Risco” transforma a cidade na capital das artes e da criatividade com a realização de um programa repleto de atividades culturais e artísticas em torno da ilustração, da leitura e da literatura infanto-juvenil.

É um espaço de encontro para as famílias, comunidade escolar e para os aficionados da ilustração que vão usufruir de inúmeras atividades a realizar no Edifício do Castelo, na Casa dos Crivos, na Galeria do Paço, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e na Livraria Centésima Página.

As exposições, performances e oficinas, as apresentações de livros, os mercados, o cinema de animação e as residências artísticas vão envolver mais de uma centena de ilustradores nacionais e internacionais, 84 oficinas e 18 exposições.

A par da Bienal de Ilustração, o destaque desta 5.ª edição do Braga em Risco vai para a instalação-exposição “O que nasce no meu jardim”, com o ilustrador Carlo Giovani, no Edifício do Castelo. Este projeto resulta da colaboração com os alunos do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Maximinos, que realizaram doze oficinas com o ilustrador Carlo Giovani. instalação marca o início de uma viagem de homenagem à obra de Eric Carle através dos seus cenários, texturas e cores.

A abertura do Braga em Risco ficou ainda marcada pela apresentação da Exposição-Instalação Sonora de “400 ORIZUROS”, com Joana Araújo e alunos do Conservatório de Música Gulbenkian de Braga, na Galeria do Paço, e pela inauguração da Coletiva “Braga 22×22 – Braga em Fábulas”, na Casa dos Crivos, com a presença dos 22 ilustradores participantes.

Teste BTV

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS