Segunda-feira, Novembro 29, 2021
10.6 C
Braga
InícioBraga“Braga em Risco” está de volta com programa repleto de atividades culturais...

“Braga em Risco” está de volta com programa repleto de atividades culturais e artísticas

© CM Braga

O Braga em Risco – Encontro de Ilustração de Braga está de volta. De 6 a 21 de novembro, a cidade transforma-se na capital das artes e da criatividade com a realização de um programa repleto de atividades culturais e artísticas em torno da ilustração, da leitura e da literatura infantojuvenil.

O Braga em Risco será um espaço de encontro para as famílias, comunidade escolar e para os aficionados da ilustração que vão usufruir de inúmeras atividades a realizar no Edifício do Castelo, na Casa dos Crivos, na Galeria do Paço, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e na Livraria Centésima Página.

As exposições, performances e oficinas, as apresentações de livros, os mercados, o cinema de animação e as residências artísticas vão envolver mais de uma centena de ilustradores nacionais e internacionais.

Nesta 5.ª edição, destaque para Bienal de Ilustração lançada pelo Município de Braga no âmbito da Braga 2021 – Capital da Cultura do Eixo Atlântico e cujo prémio será entregue a 6 de novembro, na Galeria do Paço. A cerimónia inclui a inauguração da exposição dos 51 trabalhos dos 17 finalistas da Bienal que foram desafiados a representar o património material e imaterial do território do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular. De referir que o Prémio Bienal de Ilustração conta com a parceria da Escola Superior de Design do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e da Associação Galega de Profissionais de Ilustração.

A exposição coletiva “Braga 22×22” é outro dos pontos altos do programa, uma iniciativa que conta com a participação de 22 ilustradores nacionais que vão transportar as personagens de 22 fábulas para monumentos e paisagens bracarenses. Os trabalhos estarão expostos na Casa dos Crivos.

A par da forte componente pedagógica, que levará diversos ilustradores às escolas do concelho, o Braga em Risco envolve este ano o comércio tradicional com a decoração de montras na rua do Castelo, rua de S. Marcos e rua do Souto com ilustrações das artistas Anabela Dias, Cátia Vidinhas e Evelina Oliveira.

O Braga em Risco é uma iniciativa organizada pelo Município de Braga, com a produção da “Leituras Encantadas” e curadoria de Pedro Seromenho.

BER em números

  • 70 mil euros de orçamento
  • Mais de 100 artistas
  • 8 Espaços Culturais
  • 18 Exposições (individuais, coletivas e instalações)
  • 84 Oficinas
  • 2 Mercados
  • 8 Peças de teatro
  • 11 Apresentações de livros
  • 8 Horas do Conto
  • 1 Tertúlia
  • 2 masterclasses

O programa completo pode ser consultado aqui.

Teste BTV

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS