Terça-feira, Janeiro 31, 2023
3.3 C
Braga
InícioBragaBraga reconhecida e comprometida na EUROCITIES

Braga reconhecida e comprometida na EUROCITIES

© CM Braga

Braga esteve representada na reunião anual da Plataforma de Cooperação e última iniciativa da EUROCITIES em 2022, que decorreu em Viena.  A iniciativa contou com mais de 130 participantes de 85 cidades para discutir o papel das cidades em tempos de crise e descobrir todas as principais iniciativas que acontecem na rede EUROCITIES.

O encontro iniciou com uma sessão informativa onde foi fornecida uma visão geral das oportunidades de financiamento nos próximos avisos do Horizonte Europa. Seguiu-se uma sessão sobre o trabalho de “advocacy” junto das instituições da União Europeia e uma sessão introdutória aos projetos e serviços da rede.

Nas reuniões onde Braga participou esteve em foco o valor da rede para produzir melhores impactos e lidar com momentos de crise. André Sobzcak, Secretário Geral da EUROCITIES, apresentou a visão da rede para fortalecer as conexões entre as cidades e com parceiros externos alinhados com os valores da rede. Foram apresentadas as novas ações que visam melhorar os serviços da rede: a nova Academia EUROCITIES e a estratégia de financiamento para alcançar todos os desideratos desta robusta organização de cidades europeias.

A representar a cidade de Braga esteve António Barroso que confirmou que, com a pandemia da Covid-19 e agora com a guerra na Ucrânia, “a cooperação, solidariedade, partilha de informação e colaboração são fundamentais para a resolução dos nossos problemas e de quem nos procura e isso é o melhor que a EUROCITIES oferece”. Para este responsável, é preciso reforçar a união para influenciar as instituições europeias e mundiais a ouvirem mais as cidades para a construção de um futuro melhor”.

Noutras sessões da Plataforma de Cooperação foram abordados temas como: habitação acessível e sustentável; ações de neutralidade climática; contributos para a reconstrução sustentável da Ucrânia; Acordo verde/´Green deal´; Next Generation UE e as estratégias de recuperação das cidades; refugiados e crianças, parceria com a UNICEF; transformação digital nas cidades; Agenda Urbana para a UE; direitos da mulher e igualdade de género.

“Poder intervir nestas sessões, trocar experiências e projetos com os nossos congéneres europeus e ter o reconhecimento do valor de Braga na Europa é significativo e relevante e demonstra que o Município está na primeira linha da discussão dos assuntos europeus principalmente dos que impactam na nossa comunidade e podem resolver problemas dos Bracarenses”, referiu António Barroso.

A EUROCITIES, rede das maiores e mais importantes cidades europeias, foi fundada em 1986 por seis grandes cidades: Barcelona, Birmingham, Frankfurt, Lyon, Milão e Roterdão, e pretende promover o intercâmbio das melhores práticas e representar os interesses das grandes cidades junto das instituições comunitárias, promovendo a inclusão das exigências urbanas nas políticas europeias.

Esta rede integra seis fóruns temáticos, um leque de grupos de trabalho, projetos, atividades e eventos e oferece aos seus membros uma plataforma de partilha de conhecimentos e troca de ideias. Funciona ainda como membro fundamental junto das instituições europeias na defesa dos interesses das grandes cidades e partilha posições de destaque em diversos projetos financiados pela União Europeia para as cidades.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS