A Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga, recebeu nos dia 17 e 18 de novembro, as II Jornadas de Cuidados Paliativos d’O Poverello: Ressignificar.
O Cuidado da Dor, entre a vida e a morte foi o mote para as intervenções dos vários oradores que durante dois dias debateram esta temática que cada vez mais está presente na vida da sociedade civil. A sessão de abertura contou com a presença do Bispo Auxiliar da Diocese de Braga D.Nuno Almeida, Cónego Roberto Rosmaninho, presidente da UDIPSS, José Miguel Lopes Coordenador Regional dos Cuidados Paliativos do Norte e da vereadora do Município de Braga da Educação, Inovação e Coesão Social, Carla Sepúlveda, que deram as boas vindas aos presentes e introduziram o debate sobre que respostas têm a sociedade civil para os utentes dos cuidados paliativos.
Segundo Frei Jacó Silva, diretor geral d`O Poverello, afirmou na sua nota introdutória “Queremos que estas Jornadas sejam uma singular oportunidade de sensibilizar a sociedade para os Cuidados Paliativos, bem como suscitar os sentimentos de um novo significado da vida humana, na perspetiva de gerar ações de acolhimento e maturidade com a problemática dos doentes paliativos”. Durante dois dias passaram pelo auditório da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva dezenas de profissionais ligados à saúde e aos cuidados paliativos que foram sensibilizados para esta temática pelos vários oradores presentes. O Centro de Acolhimento O Poverello, pertence à Domus Fraternitas – Fundação de Solidariedade Social, gerida pela Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, o qual integra a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, dispõe de três dimensões: Unidade de Cuidados Paliativos, Unidade de Média Duração e Reabilitação e Unidade de Longa Duração e Manutenção.