
O recinto exterior do Altice Forum Braga é o palco escolhido para receber os primeiros espetáculos culturais de teste em contexto de pandemia em Portugal. Os espetáculos, limitados a uma lotação de 400 pessoas, acontecerão nos dias 29 e 30 de abril, pelas 20:00.
Com recurso a testes rápidos antigénio, realizados pela Cruz Vermelha Portuguesa no Altice Forum Braga, o público será testado nos dias dos eventos, entre as 10:00 e as 19:00, sendo a apresentação do resultado negativo obrigatória no acesso ao recinto dos espetáculos.
Aprovados pelos Ministérios da Cultura e da Saúde, em parceria com as entidades representativas do setor cultural e em articulação com a Direção-Geral da Saúde, pretende-se com estes eventos obter dados que permitam definir novas orientações técnicas e as regras de realização de testes de diagnóstico da Covid-19 para a realização de espetáculos e festivais.
Fernando Rocha e Pedro Abrunhosa sobem ao palco
Na quinta-feira, dia 29 de abril, pelas 20:00, Fernando Rocha realizará um espetáculo de stand-up comedy, contando com a companhia do humorista bracarense João Seabra e com Pedro Neves. O espetáculo terá lugares sentados e previamente marcados.
Já na sexta-feira, 30 de abril, pelas 20:00, Pedro Abrunhosa regressa ao palco naquele que será o primeiro concerto com público em pé desde o início da pandemia em Portugal.
Os dois espetáculos terão ainda fins solidários, com o custo dos bilhetes (valor simbólico de 2 euros) a reverter na totalidade para a CERCI Braga, uma organização sem fins lucrativos que se dedica ao apoio a pessoas com deficiência.
Os ingressos estão à venda em exclusivo na Ticketline para o evento de FernandoRocha e do concerto Pedro Abrunhosa, sendo o agendamento dos testes de despiste à Covid-19 feito a partir desta mesma plataforma. Além da necessidade de apresentar teste com resultado negativo, os espetadores deverão utilizar máscara.
A iniciativa é promovida pela Associação de Promotores de Espectáculos, Festivais e Eventos, em parceria com o Município de Braga, InvestBraga e Cruz Vermelha Portuguesa.
É a segunda vez que na Península Ibérica se realizam estes espetáculos-piloto, depois do concerto da banda Love of Lesbian em Barcelona, que juntou cerca de cinco mil pessoas.