Quinta-feira, Abril 18, 2024
14.5 C
Braga
BragaBraga recebe Jornadas da Viola Braguesa com concertos, palestras, debates, oficinas e...

Braga recebe Jornadas da Viola Braguesa com concertos, palestras, debates, oficinas e exposições

© Angélica Antunes

A exposição fotográfica “As Violas de Arame portuguesas”, com curadoria de Ricardo Barceló, guitarrista, docente e compositor ibero-uruguaio, e a exposição “Instrumento do Mundo Made in PT”, da responsabilidade da APC, marcam o primeiro dia das III Jornadas da Viola Braguesa, que decorrem entre os dias 16 e 18 de março, na Reitoria da UMinho, no Largo do Paço, em Braga. A sessão de abertura está agendada para quinta-feira, às 16:30.

O evento, promovido pela Associação dos Amigos da Viola Braguesa (AVIBRA), em parceria com o Município de Braga, conta com diversas iniciativas como concertos, palestras, debates, oficinas e exposições, com entrada livre, no Largo do Paço.

No primeiro dia, o evento conta ainda com as palestras “Braga Capital da construção dos cordofones”, com Miguel Bandeira, pelas 17:30, seguindo-se a temática “Os violeiros de Braga: Memórias de um Ofício Secular” por Eduardo Baltar Soares.

Na sexta-feira, decorrem as oficinas de Viola Braguesa, entre as 16:00 e as 19:00. À noite, a partir das 21:30, decorre a palestra “As Violas saídas de Portugal”, pelo investigador Jorge Castro Ribeiro. Segue-se a exibição do documentário “De mão em mão desafiando as violas de Portugal”. A noite termina com o debate “A evolução das Violas de Arame – que limites”.

O último dia do evento destaca-se pelos concertos. Antes disso, referência para a palestra “O ensino dos instrumentos tradicionais de corda na ilha da Madeira – enquadramento legal, processos e estratégias”. A partir das 17:00 decorre o concerto com a Orquestra de Ponteado da Madeira e a encerrar as jornadas destaque para o concerto com Rui Fernandes Quarteto – A viola Amarantina e Ai Braguesa.

O programa pode ser consultado aqui.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES