
O Município de Braga foi distinguido, pelo segundo ano consecutivo, com o Galardão Autarquia Voluntária, em cerimónia pública realizada no Teatro Thalia em Lisboa.
O Galardão Autarquia Voluntária é uma distinção nacional criada pela CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, que valoriza o compromisso de Autarquias Locais pelo trabalho desenvolvido em prol da promoção da prática do voluntariado e no reforço da participação cívica.
“A renovação do Galardão Autarquia Voluntária é uma confirmação da consistência da estratégia municipal, reconhecendo-se o trabalho desenvolvido pelo Município de Braga através da Braga Voluntária – Estrutura Municipal de Voluntariado, em articulação com as instituições, parceiros e voluntários que a compõe”, refere a Câmara Municipal.
Para o Município, “esta revalidação representa não apenas a validação do trabalho realizado, mas também o compromisso renovado de promover políticas públicas de incentivo ao voluntariado, fortalecendo o papel das comunidades locais na construção de uma sociedade voltada para o outro”.
Braga integra a Rede de Autarquias Voluntárias, em conjunto com outras 31 autarquias também galardoadas.
No ano de 2025 o Município de Braga instituiu o Dia Municipal do Voluntariado, celebrado a 15 de maio, como forma de reforçar o compromisso com o voluntariado local.


