Sexta-feira, Junho 21, 2024
21.7 C
Braga
BragaBraga recebe apresentação do livro “Políticas Locais de Habitação”

Braga recebe apresentação do livro “Políticas Locais de Habitação”

DR

O papel dos Municípios Portugueses no âmbito das Novas Políticas de Habitação é o mote do livro “Políticas Locais de Habitação”, da autoria de Álvaro Santos, Miguel Branco-Teixeira e Paulo Valença, que será apresentado em Braga, na próxima quarta-feira, dia 1 de março, numa sessão que irá decorrer no Salão Nobre da Reitoria da UMinho, com início às 18:00.

A apresentação da obra, que conta com mais de duas dezenas de contributos de diversas personalidades do setor público e privado, estará a cargo de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga.

O livro “Políticas Locais Habitação”, com prefácio de Luís Marques Mendes, pretende contribuir para a análise do passado do setor habitacional para melhor enquadrar o presente e começar a traçar o caminho certo para o futuro.

Neste livro, os autores procuram afirmar a Habitação como “um direito fundamental constitucionalmente consagrado, a base de uma sociedade estável e coesa e o alicerce a partir do qual se constroem as condições para aceder a outros direitos como a educação, a saúde ou o emprego. Um direito que vive, por estes dias, momentos de mudança, na tentativa de acomodar as alterações dos modos de vida e das condições socioeconómicas das populações, a combinação de carências conjunturais com necessidades de habitação de natureza estrutural, o encontrar de um novo paradigma no acesso ao mercado de habitação e os efeitos colaterais de políticas de habitação anteriores. Todos estes fatores exigiram a necessidade de uma maior intervenção e conduziram à introdução de novas políticas onde os municípios desempenhem um papel fundamental”.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES