Domingo, Setembro 25, 2022
12.8 C
Braga
InícioBragaBraga: Reabilitação do Convento de São Francisco de Real contribui para o...

Braga: Reabilitação do Convento de São Francisco de Real contribui para o desenvolvimento do turismo cultural e religioso

© CM Braga

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, visitou na sexta-feira as obras do Convento de São Francisco de Real. A iniciativa contou também com a presença de Rui Vieira de Castro, reitor da Universidade do Minho.

Esta requalificação, com um investimento total de cerca de 2,5 milhões de euros (850 mil euros ao abrigo do FEDER, ao qual se junta um investimento municipal superior a 1,5 milhões de euros), resulta de um protocolo de colaboração assinado entre o Município de Braga, a Universidade do Minho (UMinho), a Direção Regional de Cultura Norte (DRCN) e a Paróquia de Real.

O projeto visa estabelecer a reposição da coesão espacial do conjunto monumental composto pela Igreja de São Francisco, Mausoléu de São Frutuoso (monumento nacional) e Convento de São Francisco, tendo em vista a sua visitação.

O património destes três edifícios corporiza um conjunto com elevado potencial para o desenvolvimento do turismo cultural e religioso, respondendo ao desafio de valorizar os recursos da região e da cidade.

Está prevista a abertura do monumento à visitação interpretada, com um circuito que inclui os dois primeiros pisos do convento, o mausoléu, a igreja e a sacristia; a construção de um Centro de Documentação nos domínios da arqueologia, arquitetura e história, que ocupará o terceiro piso do convento, acolhendo ainda uma biblioteca especializada e o núcleo de apoio ao Convento da unidade de arqueologia da UMinho que assegurará o serviço educativo e a produção atualizada de conteúdos para complementar o circuito de visita.

Após a recuperação do Convento de S. Francisco estar concluída, a UMinho ficará responsável pela gestão da sua visita, que será integrada neste circuito único. Este passará, assim, a ser num equipamento polivalente, aberto à população, assumindo-se como um polo de difusão do conhecimento e também como ponto turístico de qualidade.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS