A cidade de Braga vai receber o FIA Hill Climb Masters, prova que irá realizar-se de 8 a 10 de outubro. A prova internacional de automobilismo vai decorrer no traçado da mítica Rampa da Falperra e irá reunir os melhores pilotos mundiais da categoria de montanha, vencedores dos vários campeonatos nacionais e internacionais.
Esta segunda-feira foi assinado um protocolo de cooperação, nos Paços do Concelho, entre a FIA – Federação Internacional do Automóvel, a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) e o CAM – Clube Automóvel do Minho, que viabiliza a realização da prova na cidade de Braga.
Uma competição recebida com “muita satisfação” por Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, esperando que se traduza em “mais um sucesso”, ao mesmo tempo que “contribui para a afirmação da marca Braga no panorama dos grandes eventos desportivos internacionais”.
“Braga é uma cidade amante do desporto automóvel e que, ao longo dos últimos anos, se habituou a receber grandes eventos desportivos nacionais e internacionais. Infelizmente, fruto da pandemia, tivemos de suspender muitas realizações no último ano e meio, como foi o caso desta prova que estava prevista para o ano passado. O Município continua empenhado em garantir todas as condições para que Braga continue a ser um espaço de referência a nível nacional e internacional e temos a profunda convicção de que este será um ano de retoma no acolhimento de novos eventos”, referiu o autarca durante a assinatura do protocolo firmado por Ni Amorim, presidente da FPAK, Rogério Peixoto, presidente do CAM e Vincent Caro, secretário-geral da FIA.
Esta é uma prova única que se realiza desde 2014, de dois em dois anos, sempre em diferentes países. A última edição do FIA Hill Climb Masters, que se realizou em Itália, contou com a participação de cerca de 200 pilotos e a organização acredita que em Braga os números de participação sejam idênticos, prometendo trazer muitas emoções aos aficionados do desporto automóvel.
Sublinhando que a realização desta prova é “uma mais-valia para a cidade de Braga”, Ricardo Rio espera que este momento seja “um regresso à normalidade em segurança”, garantindo todo o empenho e contributo do Município “para que este evento seja mais um sucesso para todas as instituições envolvidas, para os participantes, para o público que durante esses dias se irá deslocar à cidade e para aqueles que irão seguir a prova em vários pontos do mundo através dos canais de transmissão”.