Domingo, Abril 14, 2024
20.4 C
Braga
BragaBraga promoveu potencial turístico do concelho na Bolsa de Turismo de Lisboa

Braga promoveu potencial turístico do concelho na Bolsa de Turismo de Lisboa

© CM Braga

Braga esteve presente na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que juntou mais de 1.400 expositores e recebeu a visita de mais de 63 mil visitantes.

O concelho fez-se representar com um espaço próprio integrado na Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal, onde teve a oportunidade de apresentar um vasto leque de ofertas turísticas diferenciadas a todos os visitantes deste certame.

“Estamos satisfeitos com os resultados alcançados. Fizemos centenas de contactos com operadores, jornalistas e responsáveis internacionais, que permitirão nos próximos anos incrementar ainda mais o movimento turístico de Braga”, referiu António Barroso, em representação da Câmara Municipal de Braga. O responsável aproveitou também para destacar “a diversidade de agentes bracarenses deste setor que proporcionaram a existência de pontos de divulgação do que Braga tem de melhor em todos os pavilhões da BTL e para quem disponibilizamos o espaço de Braga, pois o trabalho em rede é fundamental e decisivo para alcançar o sucesso”.

A agenda geral de eventos, o roteiro familiar, a campanha ‘Taste Braga’ em parceria com a Associação Empresarial de Braga – de promoção das iniciativas gastronómicas -, os grandes eventos como a ‘Semana Santa’, ‘Braga Romana’, ‘São João’, ‘Noite Branca’, ‘Braga é Natal’, incluindo o ‘Presépio Vivo de Priscos’, a distinta e rica oferta cultural do Theatro Circo e do GNRation, assim como eventos desportivos e a agenda eventos e feiras do Altice Forum Braga, o distinto património, os espaços naturais, o comércio e a animação noturna, aliados a uma grande e qualificada disponibilidade hoteleira e uma localização estratégica no contexto do noroeste peninsular, foram também motivo de promoção.

Braga destacou-se pelo facto de possuir uma oferta variada de serviços, em que vários ‘players’ do turismo que operam no Concelho se fizeram representar juntamente com o Município, com o intuito de apresentar os seus produtos e experiências mais inovadoras, em linha com as tendências de procura turística atuais e que se traduzem num valor acrescentado para o território”, afirmou António Barroso.

Um dos momentos mais marcantes teve lugar no stand “Amar o Minho”, do consórcio Minho Inovação, que representa as três Comunidades Intermunicipais e os 24 municípios do Minho, no qual o município bracarense efetuou uma degustação de produtos regionais, com a doçaria tradicional em evidência, tendo sido oferecida uma experiência gastronómica com Pudim Abade de Priscos, “Sameirinhos” e “Fidalguinhos”, harmonizados com cerveja artesanal minhota.

Braga apostou na promoção dos Caminhos de Santiago

Em articulação com a Federação Portuguesa do Caminho de Santiago, Braga também marcou presença no seu espaço próprio, onde teve a oportunidade de estreitar laços de cooperação com esta entidade que dinamiza as vias de peregrinação portuguesas e o património, material e imaterial, com o qual o peregrino contacta enquanto caminha pelo nosso país. Foram mais momentos de divulgação e promoção de Braga, neste particular no âmbito das rotas jacobeias, mas focando a relevância de iniciar o Caminho em Braga em direção à cidade irmã de Santiago de Compostela.

A presença na BTL foi também oportunidade para um encontro com o presidente da ALEP – Associação do Alojamento Local em Portugal, Eduardo Miranda, acompanhado de operadores bracarenses. Nesta iniciativa, explicou António Barroso, “apresentámos a nossa solidariedade pelo momento incerto e angustioso criado pelo Governo ao setor e manifestámos a relevância que o alojamento local teve e tem em Braga para uma maior oferta de alojamento, alojamento de qualidade, para a reabilitação urbana e toda a relevância que tem na dinâmica turística de Braga e de Portugal”.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES