Sábado, Abril 13, 2024
18.4 C
Braga
BragaBraga promoveu debate para impulsionar participação dos mais jovens nas Eleições Legislativas

Braga promoveu debate para impulsionar participação dos mais jovens nas Eleições Legislativas

© CM Braga

O Município de Braga realizou esta terça-feira, no Auditório do Centro de Juventude, a 1.ª Sessão da atividade “Politiquices à Séria”, centrada na temática das Eleições Legislativas do próximo dia 10 de março.

“Politiquices à Séria” é um evento que pretende impulsionar a participação cívica dos mais jovens, num ambiente de diálogo construtivo e de partilha de ideias e opiniões.

O debate, levado a efeito pelo Município em conjunto com as Associações de Estudantes das Escolas Secundárias do Concelho de Braga, contou com a participação de jovens representantes dos Partidos Políticos com assento na Assembleia da República: Hugo Teixeira (PS), Ricardo Mesquita (AD), Adriano Cruz (CH), Clara Almeida (IL), Gabriel Castro (CDU), Teresa Amorim (BE) e Rafael Pinto (PAN).

Este debate, que contou com casa cheia e foi moderado pelo jornalista Rui Alberto Sequeira, debruçou-se sobre as medidas constantes dos Programas Eleitorais das várias forças políticas, com o objetivo de esclarecer as dúvidas e questões dos jovens presentes.

No decurso do debate, os jovens tiveram oportunidade de questionar e dialogar diretamente com os representantes.

A iniciativa sublinhou “a necessidade de incentivar e concretizar uma cultura de participação ativa desde tenra idade, sensibilizando e preparando os jovens para compreender, influenciar e intervir nas decisões políticas”.

Sameiro Araújo, vice-peesidente da Câmara Municipal de Braga, salientou que “à medida que a sociedade enfrenta desafios crescentes e complexos, atividades como esta assumem um papel crucial´na promoção da formação e participação cívica e política, bem como na construção de pontes entre os jovens e os decisores políticos”. “O sucesso deste primeiro encontro, que contou com casa cheia, é testemunho do interesse da juventude em intervir ativamente na comunidade e no panorama político”, afirmou.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES