Quinta-feira, Abril 18, 2024
14.5 C
Braga
BragaBraga promove visita guiada aos lugares de memória antes do 25 de...

Braga promove visita guiada aos lugares de memória antes do 25 de Abril

© Festival Política

A programação do Festival Política inclui uma visita guiada no centro de Braga, percorrendo os lugares de memória antes do 25 de abril.

Num ano em que o festival de cidadania e direitos humanos se dedica ao tema da pós-democracia, a visita guiada, que irá decorrer no dia 6 de maio, a partir das 10:30, tem como mote o período da pré-democracia.

Trata-se de uma visita evocativa pela cidade de Braga no ano de 1973, em vésperas da revolução de 25 de abril de 1974, durante a qual serão percorridos os lugares representativos da intervenção do Estado Novo na cidade de Braga, nomeadamente o Estádio 1.º de Maio, a finalização do projeto da Avenida da Liberdade, ou a abertura da Rodovia e o Hotel Turismo, mas também alguns espaços emblemáticos da oposição democrática. O percurso terá início junto da estátua do Marechal Gomes da Costa e no espaço urbano de onde partiu o movimento militar do 28 de maio, no qual decorriam também as grandes comemorações do regime. A visita é conduzida por Rui Ferreira. “A cidade de Braga ainda exibe clarividentes vestígios do estatuto concedido durante o Estado Novo, o mesmo que lhe granjeou o epíteto de Cidade Santa da Revolução”, refere Rui Ferreira. “Com esta visita guiada iremos evocar alguns dos lugares mais marcantes do Estado Novo na cidade de Braga”, explica o fundador da Ponto Braguez e especialista em História da Cidade de Braga.

O ponto de encontro para a visita é a estátua do Marechal Gomes da Costa, na Praça Conde de Agrolongo.  A visita é gratuita, mas aconselha-se a inscrição através do e-mail [email protected]. A visita tem interpretação para língua gestual portuguesa mediante solicitação prévia através do mesmo e-mail.

O Festival Política decorre de 4 a 6 de maio no Centro de Juventude de Braga, contando com mais de 20 atividades, entre filmes, humor, oficinas, espetáculos, conversas e exposições. As canções de José Mário Branco interpretadas por JP Simões, o espetáculo que celebra Natália Correia, a “Edição quase quase política” dos prémios Monstros do Ano com Fernando Alvim, e o Cara-a-cara com os deputados são alguns dos momentos da programação. A entrada é gratuita.

O Festival Política tem o apoio da Câmara Municipal de Braga, da InvestBraga, do Centro de Juventude de Braga e do Instituto Português do Desporto e Juventude.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES