
“Paradoxo – Bookclub para desassossegados” é o projeto que o Município de Braga irá promover ao longo deste ano, no âmbito do seu Programa de Mediação Cultural – ATLAS.
Com a curadoria e dinamização da Plataforma Pandemónio, através das mediadoras Marta Moreira e Catarina Santos, o “Paradoxo” visa a promoção de hábitos de leitura, em especial nas camadas mais jovens e nas pessoas com índices baixos de consumo cultural, combater a exclusão social, promover espaços de encontro intergeracional e fomentar a cidadania ativa e atuante através da criação artística e da mediação.
O “Paradoxo – Bookclub para Desassossegados” parte de um clube de leitura mensal que, ao longo de um ano, percorre uma seleção de obras capazes de provocar, instigar e expandir horizontes.
Esta jornada literária conecta-se a diversas redes como bibliotecas, museus, livrarias criando pontes entre leitores, autores e espaços de cultura. O “Paradoxo” pretende ir além dos encontros, expandindo-se em infinitas possibilidades: um folhetim coletivo, performances surpreendentes, uma troca de livros que transforma, ou, quem sabe, um laboratório de escrita na qual novas vozes ganham vida.
Ao longo do ano, embarca-se numa jornada literária por obras que provocam, inquietam e inspiram. Cada encontro será um convite ao pensamento e ao diálogo, promovendo novas leituras e perspetivas.
O primeiro encontro está agendado para 21 de fevereiro, na Livraria Centésima Página, tendo como base a obra de Afonso Cruz intitulada “Para onde vão os Guarda-Chuvas”.
A participação carece de inscrição aqui.
Sessões
Bibliografia e Calendarização:
- 21 de fevereiro -“Para Onde Vão os Guarda-Chuvas” Afonso Cruz
- 21 de março – “A Campânula de Vidro” Sylvia Plath
- 23 de abril – “Desobedecer” Frédéric Gros
- Local: Livraria Centésima Página (1.º andar)
- “Descansos” Susana Amaro Velho | maio
- “Os Vampiros” Filipe Melo & Juan | junho
- “Raízes Brancas” Bernardine Evaristo | julho
- Local: A anunciar
- “Final do Jogo” Julio Cortázar | agosto
- “Adelita” José Miguel Braga | setembro
- “Stoner” John Williams | outubro
- Local: A anunciar
- “Nini” Ticas Graciosa | novembro
- “Aprender a Rezar na Era da Técnica” Gonçalo M. Tavares | dezembr
- Local: A anunciar
- Horário: 18:00-20:00