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Braga promove ativiades inclusivas nas pausas letivas de Natal

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Braga abriu inscrições, partir desta terça-feira e até 29 de novembro, para o Programa “incluIR+ Férias de Natal”. O programa é dirigido exclusivamente a jovens entre os 6 e 15 anos que residam e/ou frequentem um estabelecimento de ensino da rede pública do concelho. No caso dos jovens com necessidades específicas, a faixa etária é alargada até aos 18 anos.

As pré-inscrições podem ser efetuadas, preferencialmente, através da plataforma digital do Balcão Único Online ou, presencialmente, no Balcão Único por ordem de chegada. Na abertura de inscrições, as crianças com necessidades específicas terão prioridade no acesso ao programa de férias até 50% das vagas existentes. Para obter informações mais detalhadas, aceda às normas gerais de participação.

O programa de férias inclusivas para a pausa letiva de Natal realizar-se-á na EB2/3 André Soares e tem capacidade para acolher 80 crianças por semana, sendo estas atividades asseguradas pela CEA – Cooperativa de Ensino Artístico (entidade executora) e apoiadas pelo pessoal não docente.

O hiato de tempo das férias inclusivas será entre 19 e 30 de dezembro. 1.ª semana – 19 a 23 de dezembro; 2.ª semana – 26 a 30 de dezembro.

As crianças e jovens que frequentarem este programa de férias continuarão a beneficiar diretamente do apoio social, sendo os encargos a suportar pelos encarregados de educação os seguintes: 1º e 2º escalão de abono de família – 15€/semana; 3º escalão de abono de família — 25€/semana; e 4º/5º escalão de abono de família e sem escalão – 40€/semana.

Este programa respeita as normas da inclusão para todos e todas. O programa incluIR+ é um plano de férias inclusivo a realizar nas pausas letivas de Natal, Páscoa e Verão, criado a pensar numa resposta educativa e social que satisfaça as necessidades das crianças/ jovens nestes períodos.

O projeto foi pensado para que a Educação pela Arte e Cultura, as componentes Ambientais e Desportivas desempenhem um papel primordial no incentivo ao desenvolvimento cognitivo e motor e na aquisição de novas aprendizagens e descobertas, promovendo, assim, o conhecimento e o desenvolvimento de competências pessoais e sociais.

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