Sábado, Maio 28, 2022
27.8 C
Braga
InícioBragaBraga promove ação de sensibilização com biotriturador junto da comunidade escolar

Braga promove ação de sensibilização com biotriturador junto da comunidade escolar

© CM Braga

Numa atividade inserida no projeto ‘Cuidar Braga II’, o Município de Braga realizou duas ações de sensibilização e divulgação nas Eco escolas EB1 Trigal Santa Maria e EB2/3 de Celeirós, promovendo uma demonstração da utilização de um biotriturador.

Estas ações, que decorreram em contexto escolar, contaram com cerca de 100 participantes entre pessoal docente, pais e alunos, como o objetivo de contribuir para a alteração de comportamentos na eliminação de sobrantes agrícolas, florestais e de jardinagem através da sua trituração em alternativa ao uso do fogo.

Com esta mudança comportamental pretende-se, por um lado evitar a emissão de CO2 na eliminação de sobrantes orgânicos, contribuindo para a descarbonização do Município e, por outro, reduzir o número de incêndios provocados pelo descontrolo de queimas.

O produto resultante da biotrituração, pode ser reaproveitado como fertilizante, para a produção de energia, ou outro tipo de utilização.

Através de uma candidatura ao EEAGrants, o Município obteve financiamento para a instalação de um Centro Municipal de Biotrituração, que pretende abrir ao público durante o mês de Abril.

Recorde-se que o Município de Braga disponibiliza gratuitamente, através das Juntas de Freguesias, biotrituradores para proceder à destruição dos sobrantes. Este equipamento tritura os sobrantes, reduzindo-os a estilha, podendo esta posteriormente ser incorporada nos solos como fertilizante natural, reaproveitada em compostagem, cobrimento do solo ou outras utilizações agrícolas e de jardinagem.

Para ter acesso a este serviço, o terreno deve ser previamente limpo e os sobrantes estarem prontos a ser triturados. Os interessados devem contactar a junta freguesia a que pertencem, e informar-se do serviço do Biotriturador da Proteção Civil do Município de Braga.

Para mais informações contactar a Divisão Municipal da Proteção Civil, através do telefone 253 61 60 60.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS