Quinta-feira, Julho 25, 2024
20.6 C
Braga
BragaBraga promove a multiculturalidade nas escolas do concelho

Braga promove a multiculturalidade nas escolas do concelho

Inclusão.

© CM Braga

O Município de Braga e a Associação Musa distribuíram pelas escolas e bibliotecas da cidade de Braga mais de uma centena de maletas pedagógicas-artísticas do projeto “Lugar Comum”, uma iniciativa de intervenção pela arte, arte participativa, assente num programa de educação artística de promoção da inclusão e interculturalidade.

Durante este mês de junho, os agrupamentos de escolas receberam este projeto que pretende continuar a “semear e estimular a construção de um lugar mais inclusivo, mais fraterno, mais humano, onde todos podem ter o seu espaço”.

A vereadora da Educação, Inovação e Coesão Social, acompanhou algumas sessões, destacando o “impacto positivo” do projeto junto dos grupos de alunos que integraram as atividades. Carla Sepúlveda referiu que “a heterogeneidade dos grupos envolvidos permitiu a recolha de valores multiculturais que muito contribuíram para a construção dos livros integrantes da maleta pedagógica, livros que são de todos e para todos”.

“Estes materiais criados pela Musa, têm o objetivo de dar continuidade ao projeto e ser um recurso de auxílio para os professores trabalharem estas questões de heterogeneidade e para que os alunos se sintam integrados na comunidade educativa. Desta forma estamos a construir uma escola cada vez mais integradora e inclusiva”, sublinhou a vereadora.

Os agrupamentos de escolas receptores deste projeto no ano letivo de 2023/2024 foram o Alberto Sampaio, André Soares, Dona Maria II e Maximinos. “Lugar Comum” é um projeto criado e promovido pela Musa – Associação Artística e de Intervenção Social, co-financiado pelo FAMI, Alto Comissariado para Migração, SGMAI Secretaria Geral e União Europeia com o apoio do Município de Braga e principais parceiros a Faculdade de Motricidade Humana e Plano Nacional das Artes.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES