A Câmara Municipal de Braga decidiu proibir a realização de queimas entre esta segunda e quarta-feira e de 28 a 30 de junho, face ao calor previsto para Braga.
A decisão foi tomada tendo em conta “às condições meteorológicas previstas para os próximos dias, nomeadamente a previsão de temperaturas acima dos 30º e humidade relativa baixa”.
Recorde-se que a Autarquia criou o projeto “Cuidar Braga” para diminuir o número de queimas de sobrantes agrícolas e florestais através da alteração de comportamentos, beneficiando-se, ao mesmo tempo, o meio ambiente através da redução de emissões de CO2.
Assim, a Autarquia disponibiliza um biotriturador aos munícipes, uma alternativa segura ao uso do fogo na eliminação de sobrantes agrícolas e florestais. Este equipamento tritura os sobrantes, reduzindo-os a estilha, podendo posteriormente ser espalhada pelo terreno ou (re)aproveitada em compostagem ou outras utilizações agrícolas ou de jardinagem.
O Município relembrou também a obrigatoriedade da limpeza de terrenos até 30 de junho, numa faixa mínima de 50 metros à volta das edificações.