Quinta-feira, Julho 25, 2024
20.4 C
Braga
BragaBraga presente no maior evento sobre o Caminho de Santiago

Braga presente no maior evento sobre o Caminho de Santiago

© CM Braga

Braga esteve presente, pela primeira vez, na Fairway. A V edição do Fórum do Caminho de Santiago, decorreu de 1 a 3 de novembro, no Palácio de Congressos da Galiza, em Santiago de Compostela.

Braga é a cidade origem ou de passagem de cinco itinerários jacobeus reconhecidos pela Igreja e/ou pela Galiza e Portugal: Caminho da Geira e dos Arrieiros, Caminho Central Primitivo, Caminho de Torres, Caminho Minhoto Ribeiro e Caminho de São Rosendo.

O evento incluiu mesas redondas, workshops, feira de emprego, reuniões de trabalho e outros tipos de atividades destinadas a todos os públicos, mas, sobretudo, peregrinos, empresários, jornalistas e entidades públicas.

“Este foi, por excelência, o espaço primordial para explorarmos o fenómeno do Caminho em toda a sua amplitude e também um espaço de reflexão para debater as necessidades e os problemas deste itinerário cultural europeu, equilibrando as abordagens espirituais, religiosas e culturais com as perspetivas turísticas e económicas”, explicou António Barroso, do Município de Braga.

Com esta participação, Braga pretende afirmar-se como ponto de início ou de passagem dos Caminhos de Santiago e reforçar, assim, a sua exposição estratégica neste que é o primeiro Itinerário Cultural Europeu e Património da Humanidade em Espanha e França e que tem registado um interesse crescente no mundo inteiro, com cada vez mais peregrinos a chegar a Santiago de Compostela.

“Braga esteve na Fairway com espaço próprio e a participar nas iniciativas da Federação Nacional do Caminho de Santiago, para mostrar o muito que tem para oferecer no âmbito do Caminho, mas turisticamente em geral. Desde a promoção dos eventos culturais e dos espaços como o Theatro Circo ou o Altice Forum Braga, passando pela gastronomia, com a degustação de doces tradicionais, tencionámos cativar os visitantes e fomentar o turismo. No stand do Município o património mereceu especial destaque com a Sé Catedral, o Bom Jesus, Sameiro e Mosteiro de Tibães e os eventos como o festival Utopia, a Semana Santa, o São João, a Noite Branca, o Presépio ao Vivo de Priscos ou o Braga é Natal”, concluiu António Barroso.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES