Braga: Palmeira encerra cemitério no Dia de Todos os Santos
Domingo , Novembro 29 2020 Periodicidade Diária nº 2650
Principal / Braga / Braga: Palmeira encerra cemitério no Dia de Todos os Santos

Braga: Palmeira encerra cemitério no Dia de Todos os Santos

O cemitério de Palmeira, em Braga, vai estar fechado entre o dia 30 de outubro e 2 de novembro. De momento, é o único cemitério que irá permanecer encerrado no concelho no Dia de Todos os Santos.

A decisão foi anunciada esta segunda-feira pela Autarquia local, que refere que nesta data há uma grande afluência de pessoas, pelo que o encerramento pretende travar a pandemia da Covid-19. “Esta decisão fundamenta-se na elevada afluência que normalmente nestas datas se verifica no cemitério da freguesia e, na evolução da situação pandémica no país e muito em particular no concelho de Braga, temos por objetivo minorar a propagação da Covid-19”, afirmou o Executivo.

A Junta de Freguesia relembra que esta situação já se repetiu no passado e pede a compreensão da população. “Esta decisão não é tomada de ânimo leve até porque existem vários outros exemplos similares que estarão abertos. No período pascal, com menos casos e numa altura em que a circulação estava circunscrita aos concelhos de residência, o cemitério, por imposição, esteve encerrado pelas mesmas razões, pelo que neste momento não poderíamos agir de outra forma. Foram ouvidas diversas entidades da freguesia para auxiliar na tomada de decisão, e que, como responsáveis da Unidade Local de Proteção Civil de Palmeira, temos que zelar pela vida, integridade e saúde de todos os palmeirenses.” referiu César Gomes, presidente da Junta de Palmeira.

O autarca relembra que o cemitério de Palmeira encontra-se aberto todos os dias das 8h00 até às 19h00 para, assim, evitar os ajuntamentos nas referidas datas de encerramento.