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Braga: Nova Arcada desafia portugueses a refletir sobre o ato de oferecer presentes

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É sob o claim “Desembrulha-te de preconceitos e muda o presente” que os centros comerciais geridos pela Sonae Sierra, como o Nova Arcada, em Braga, lançaram a campanha de Natal. O objetivo é promover um novo mindset nos portugueses, desafiando quem oferece a planear e, sobretudo, a refletir sobre o papel dos presentes em cada um e na sociedade.

O Natal é uma época muito aguardada por todos e em que os presentes assumem um papel central, o que levou a Sonae Sierra a querer compreender melhor o comportamento dos consumidores no momento da compra. Neste sentido, através de um estudo desenvolvido em outubro deste ano, concluiu que 49% dos portugueses não planeia as suas compras de Natal ou deixa para a última hora, enquanto 63% oferecem sempre os mesmos presentes. Estes dados reforçaram uma questão: num mundo em constante mudança, porque se insiste em oferecer sempre o mesmo presente?

“O estudo mostra-nos que quase metade dos portugueses faz compras pouco planeadas, o que potencia a que recorram a ideias pré-estabelecidas, como a idade, o género, ou o estatuto social. Partindo do princípio que metade da população adulta em Portugal – cerca de quatro milhões – oferece, em média, quatro presentes no Natal, falamos num total de 16 milhões de presentes, dos quais oito milhões vão ser potencialmente menos valorizados”, contextualiza Joana Moura e Castro, Diretora de Marketing Ibéria da Sonae Sierra.

Consciente de que muitas pessoas escolhem o Nova Arcada para comprar estes presentes e que chega a várias faixas etárias, o centro decidiu usar a sua dimensão e voz para criar um movimento provocativo sobre o ato de presentear, alertando para a importância de se pensar duas vezes em quem vai receber, deixando de parte os preconceitos. O Natal pode continuar a ser mais uma manta para a avó, o vinho para o chefe ou uma boneca para a sobrinha, desde que seja realmente o que estas pessoas gostam — e não com base em estereótipos relacionados com idade, no estatuto social ou no género.

O conceito da campanha de Natal deste ano é materializado em quatro vídeos desenvolvidos em torno da história de personagens – uma avó, um vizinho e uma criança –, que exploram o território do Natal para promover uma transformação de mentalidades. Com criatividade e produção da BORN, a campanha é comunicada indoor, outdoor, em rádio e online, através das redes sociais e de uma estratégia de marketing de influência. Tem ainda declinações para várias mensagens instaladas no Nova Arcada.

“Trabalhamos diariamente no Nova Arcada para garantir a melhor experiência de visita no nosso Centro, através de exposições, atividades para famílias e novas lojas. Contudo, a nossa dimensão enquanto centro comercial vai além disso e procuramos usar o nosso alcance para promover momentos de sensibilização juntos dos mais novos e adultos. A campanha de Natal deste ano pretende ter esse papel, através do apelo à reflexão. Queremos desafiar quem oferece a pensar realmente no outro e a refletir sobre o real valor de dar um presente”, refere Filipa Lopes, diretora do Nova Arcada.

Além do Nova Arcada, fazem parte desta campanha o Atrium Saldanha, Albufeira Terrace, AlgarveShopping, ArrábidaShopping, CascaiShopping, Centro Colombo, Centro Vasco da Gama, CoimbraShopping, Estação Viana Shopping, Fórum Barreiro, GaiaShopping, GuimarãeShopping, MaiaShopping, MadeiraShopping, NorteShopping, Parque Atlântico e ViaCatarina Shopping.

O vídeo da campanha está disponível aqui.

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