Quarta-feira, Fevereiro 28, 2024
15.6 C
Braga
InícioBragaBraga: Museu dos Biscainhos com programação especial de Natal

Braga: Museu dos Biscainhos com programação especial de Natal

© Museu dos Biscainhos

O Museu dos Biscainhos, em Braga, vai promover a realização de atividades especiais para celebrar a época natalícia. Uma visita orientada irá transportar os participantes para as tradições da Festa da Natividade durante os séculos XVII a XIX, evocando a ambiência histórica do Natal numa casa senhorial do norte do país.

Partindo do presépio da coleção do museu, uma maquineta datada de meados do séc. XIX, com figuração em barro cozido e policromado, nota-se uma clara influência dos famosos presépios de Machado de Castro. A composição centraliza uma gruta com a cena bíblica da Natividade, tendo como pano de fundo uma representação em metal recortado e pintado da cidade de Jerusalém. Os visitantes serão guiados através de outras peças emblemáticas como a Anunciação, Nossa Senhora do Ó, a Maquineta da Fuga para o Egito, explorando a Sala da Música e de Jogos, bem como a Sala de Jantar e a Cozinha.

As visitas ocorrerão nos dias 6 e 13 de dezembro, às 18:00, contando com momentos musicais: no dia 6, pelo Quarteto de Sopros, no dia 13, pela Orquestra de Cordas, ambos do Ensino Articulado de Música das Escolas Conservatório de Música Calouste Gulbenkian e Agrupamento de Escolas de Maximinos.

O museu também organiza a oficina “Natal Sustentável… Uma Viagem pelo Jardim!”, numa versão destinada a famílias e uma outra adaptada a grupos de ATL (Atividades de Tempos Livres). Durante a oficina, os participantes serão convidados a descobrir o jardim histórico dos Biscainhos, que pela sua complexa estrutura e desenho constitui um dos conjuntos paisagísticos mais interessantes do barroco nortenho. Desenvolvendo-se num longo eixo que do pátio da casa vai descendo até ao jardim, a estrutura ajardinada decompõe-se em vários espaços de pendor arquitetónico, muretes com azulejo, fontes de repuxo, ou casas de fresco, que oferecem a cada patamar um ambiente singular. Os participantes serão ainda convidados a coletar elementos naturais, como troncos, galhos, folhas, pinhas, bolotas e bugalhos, para criar decorações de Natal exclusivas e ecologicamente conscientes. As oficinas para famílias ocorrerão em 16 de dezembro, às 15:00, e as oficinas para grupos de ATL serão realizadas nos dias 20, 21 e 22 de dezembro, às 10:00.

No dia 23 de dezembro, às 16:00, haverá o Concerto de Natal: “J. S. Bach: transcrições para flauta de bisel e marimba”, que contará com o flautista de bisel João Francisco Távora e o percussionista Henrique Ramos (marimba) apresentando um concerto cujo programa se centrará na execução de obras de J. S. Bach.

Estas atividades têm como objetivo “proporcionar momentos enriquecedores para o público em geral, famílias e grupos de ATL interessados em viver um Natal cultural e sustentável, mergulhando nas tradições e no espírito festivo no Museu dos Biscainhos, onde a história encontra a criatividade”.

Para mais informações, poderá enviar e-mail para [email protected]  ou ligar para o 253 204 650.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES