Sexta-feira, Junho 14, 2024
16.2 C
Braga
BragaBraga: Museu D. Diogo de Sousa promove atividades e eventos para todos

Braga: Museu D. Diogo de Sousa promove atividades e eventos para todos

Para celebrar o Dia Internacional dos Museus.

© Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa

Seguindo o tema “Museus para a Educação e a Investigação” do Dia Internacional dos Museus de 2024, o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, em Braga, apresenta um vasto leque de atividades e eventos para todos, com apresentações de projetos de investigação, atividades interativas, música e dança.

O Dia Internacional dos Museus é celebrado anualmente no dia 18 de maio e tem em 2024 o tema “Museus, Educação e Investigação”, pretendendo realçar a importância dos museus como instituições educativas e dinâmicas, que promovem a aprendizagem e a descoberta, que incentivam a curiosidade e o pensamento crítico. O reconhecimento do contributo dos Museus na investigação científica é também assinalado, quer pela democratização e acessibilidade ao conhecimento, quer pela exploração de novas ideias que os espaços museológicos proporcionam aos seus públicos.

O Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Museus com uma programação alargada, que pretende divulgar o conhecimento científico criado a partir das suas coleções. Convidamos Investigadores que irão explicar como construíram o seu conhecimento sobre o passado e um Projeto Arqueológico que irá explorar, com o público que nos visita, a importância dos objetos arqueológicos e dos seus significados. Teremos também música e dança, para além de outras atividades para crianças e famílias, de forma a que todos possam desfrutar de bons momentos no Museu.

A organização do evento é realizada em parceria com o Grupo de Amigos do Museu D. Diogo de Sousa (GAMDDS) e Projeto Arqueológico do Outeiro do Circo (PAOC) e conta com o apoio do Laboratório Hércules, da Universidade de Évora, da Clássico- Contemporânea Escola de Dança e do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga.

Programa

Das 10:30 às 17:00 decorrem “A Biografia dos Objetos”, uma atividade de exploração das coleções do Museu, em parceria com o Projeto Arqueológico Outeiro do Circo (de Beja) e o “Espaço Famílias”, área onde as famílias podem desfrutar de atividades interativas e educativas, incluindo pintura, desenho, puzzles e leitura.

Às 10:30 haverá o Curso Breve “Segredos das Cerâmicas Arqueológicas”, numa introdução às técnicas cromatográficas e estratégias para o estudo dos resíduos orgânicos em cerâmicas arqueológicas, com o investigador César Oliveira, e a “Oficina de Exploração Artística das Coleções”, proporcionando às famílias uma oportunidade de se envolverem artisticamente com as coleções do Museu.

Às 14:30 realiza-se uma conversa pela Exposição Permanente do Museu, “Percursos de Investigação da Arqueologia Funerária de Bracara Augusta”, com a arqueóloga e investigadora Cristina Braga, para um melhor conhecimento das práticas funerárias romanas em Braga.

Às 15:30 e às 19:00 haverá a Visita “Museu em Movimento”, pela Clássico-Contemporânea Escola de Dança, de Braga, numa interpretação dançada das coleções arqueológicas, proporcionando uma experiência única.

Às 20:30 está marcado um Espetáculo de Música de Câmara, pelo Conservatório de Música Calouste Gulbenkian.

Para mais informações e inscrições, entre em contato através do número 253 273 706 ou do e-mail [email protected].

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES