Quinta-feira, Julho 25, 2024
28.9 C
Braga
BragaBraga: Museu D. Diogo de Sousa celebra Jornadas Europeias de Arqueologia 2024

Braga: Museu D. Diogo de Sousa celebra Jornadas Europeias de Arqueologia 2024

De 14 a 16 de junho com várias iniciativas.

© Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa

De 14 a 16 de junho, o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, em Braga, celebra as Jornadas Europeias da Arqueologia com uma série de iniciativas, organizadas em parceria com a Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho e o Grupo de Amigos do Museu D. Diogo de Sousa.

Este fim de semana, o Museu convida o público a uma viagem única a propósito das Jornadas Europeias de Arqueologia 2024, que “oferecem uma oportunidade ímpar de explorar os vestígios materiais das sociedades desde a Pré-História”.

Estas jornadas têm como objetivo “sensibilizar os cidadãos sobre a riqueza e diversidade cultural através do nosso património arqueológico”. Sob a temática “Descobrir o Passado”, pretende aumentar a visibilidade da arqueologia entre diferentes públicos, destacando a importância da proteção do património arqueológico, promovendo a partilha de conhecimentos entre profissionais da área e o público em geral.

Na sexta-feira, a partir das 10:30, haverá visitas-oficinas de descoberta do Museu, proporcionando a oportunidade de conhecer os bastidores da conservação e restauro dos materiais arqueológicos, além de explorar os conceitos de arqueologia através de uma oficina de escavação arqueológica para alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo.

Neste dia, às 17:45, será apresentada ao público uma ara romana dedicada a Júpiter, proveniente de Aboim da Nóbrega, propriedade de Luís Miguel Pinheiro Fernandes, que integra agora a exposição permanente do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa.

O programa inclui, às 18:00, uma conversa com arqueólogos e investigadores, moderada pela Prof. Doutora Fernanda Magalhães e a Prof. Doutora Maria do Carmo Ribeiro, da Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho, onde serão apresentadas algumas das últimas investigações de sítios arqueológicos da região norte, com a participação dos investigadores Luís Coutinho, Vítor Silva, Nuno Oliveira, Letícia Ruela, Diego Machado, Lara Fernandes e Alexandrina Alves.

No sábado e domingo, às 10:30, decorrem visitas orientadas às coleções do museu, abertas ao público em geral, para explorar as coleções do Museu.

Durante os três dias será exibido o acervo fotográfico das escavações arqueológicas em Braga na seção “Memórias da Arqueologia” e, no “Espaço Famílias”, haverá um ambiente dedicado à descoberta das coleções do museu, que promove atividades interativas e educativas para todas as idades.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES