
A União de Freguesias de Merelim São Pedro e Frossos, em Braga, inaugurou esta terça-feira de manhã, Dia de Portugal, um monumento para homenagear os ex-combatentes de Ultramar.
Integrada na programação do Dia da Comunidade, a cerimónia contou com a participação de ex-combatentes, do Núcleo de Braga da Liga dos Combatentes e do Regimento de Cavalaria nº 6 de Braga.
Adélia Silva, presidente da União de Freguesias de Merelim São Pedro e Frossos, explicou que “este pequeno monumento em homenagem ao ex-combatentes de Ultramar é uma obra simbólica criada para homenagear os homens que lutaram pela pátria”. “Este pequeno monumento combina simplicidade, força e bravura pelos nosso ex-combatentes. Vocacionado para destacar o antigo Ultramar, temos a figura do soldado com a sua aparência robusta que simboliza desde logo a força física e a resiliência da juventude, tal como vocês iam em tenra idade lá para fora. A pedra apresenta a força física e psicológica que a guerra impõe. Além de invocar ainda sentimentos, incompreensão, dureza, a sua base representa os quatro cantos do mundo. As bases refletem a fragilidade das feridas deixadas pela guerra, deixando um toque de esperança e cura para aqueles que ainda lidam com as suas consequências. Temos aqui pessoas para lutara no Ultramar e para vocês: Viva os nossos ex-combatentes! Viva Portugal”, disse a presidente.

O memorial encontra-se na rotunda da AGERE, situada na freguesia de Frossos, e foi benzido pelo Pároco Nicolau Cuebo.
A cerimónia inaugural contou com a participação dos Escuteiros de Merelim São Pedro e da presença de João Rodrigues, vereador da Câmara Municipal de Braga, Carla Sepúlveda, vereadora da Câmara Municipal de Braga, Joaquim Barbosa, deputado do PSD na Assembleia da República, Jorge Costa, secretário do Executivo da União de Merelim São Pedro e Frossos, Andreia Oliveira, tesoureira, Mário Quintas, presidente da Assembleia da Freguesia, e Henrique Martins, secretário da Mesa da Assembleia.