Sábado, Dezembro 10, 2022
9.9 C
Braga
InícioBragaBraga: Mire de Tibães recebe recriação do ritual do Botar das Almas

Braga: Mire de Tibães recebe recriação do ritual do Botar das Almas

© CM Braga / Grupo de Amigos do Mosteiro de S. Martinho de Tibães

A freguesia de Mire de Tibães, Braga, recebe esta sexta-feira, 18 de novembro, a recriação do ritual do Botar das Almas.

A Rusga de S. Vicente e o Rancho Folclórico de S. Martinho de Tibães aceitaram o desafio da retoma deste cerimonial lançado pelo GAMT – Grupo de Amigos do Mosteiro de Tibães.

“Estamos no mês das almas, no tempo em que antigamente o povo decidia lembrar os seus falecidos de uma forma popular e cada lugar da freguesia aceitava o desafio de ter uma pessoa a cantar em alta voz, apelando a que nós, os pecadores, nos devíamos converter e rezar pelas benditas almas do purgatório. Após a hora do jantar e de um local mais elevado, que podia ser uma árvore que estivesse nas proximidades do eido da casa, um terraço por cima da cozinha ou barraco, um muro, uma escada, uma meda de palha ou o mirante da casa, ouvíamos vozes melodiosas que evocavam a prece do Pai Nosso e da Avé Maria”, informou a organização.

“Se as condições climatéricas o permitirem, após o toque das trindades (21 horas), partiremos do ponto de encontro, junto ao cruzeiro do mosteiro, em direção aos lugares do Marcos/Carrascal, onde teremos o 1º botar; subiremos de seguida ao lugar do Assento para a 2ª encomendação; passaremos pelo lugar da Boavista para o 3º botar e terminaremos no terreiro do Mosteiro com o 4º lançar das almas. Não tendo o tempo favorável, desenvolveremos a atividade no Claustro do Cemitério do Mosteiro de Tibães, como já aconteceu em 2018″, finalizou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS