Segunda-feira, Junho 21, 2021
15.9 C
Braga
InícioCulturaBraga Media Arts procura artistas do concelho para colaboração internacional digital

Braga Media Arts procura artistas do concelho para colaboração internacional digital

Braga Media Arts

A Braga Media Arts está à procura de um artista, residente ou natural no concelho, para a realização de um projeto de colaboração artística com artistas de outras cidades da rede de Cidades Criativas da UNESCO.

Depois do sucesso da edição piloto em 2020, as cidades criativas da UNESCO para as Media Arts, da qual Braga é parte integrante desde 2017, lançam uma nova edição do City to City, iniciativa que pretende colocar artistas de cada cidade em colaboração artística e em formato digital. Para o artista selecionado, a Braga Media Arts tem uma bolsa de 2000 euros para atribuir. As candidaturas decorrem até 30 de junho, através do preenchimento de um formulário.

Após a escolha dos vencedores da open call de cada cidade, a colaboração entre artistas decorrerá nos meses de outono e será precedida pontualmente em agosto por um conjunto de encontros para a discussão de ideias com reconhecidos artistas media. Aos artistas pede-se uma colaboração artística que resulte em peças de media art de alta qualidade.

Criada em 2020 durante os primeiros meses da pandemia, a iniciativa City to City surgiu com o intuito de apoiar a arte e a criação artística, procurando ser uma força motriz para o desenvolvimento sustentável nestes momentos de incerteza global, e ainda reforçar a importância da cooperação entre as cidades do Cluster de Cidade Criativas da UNESCO para as Media Arts.

Para além de Braga, Austin (EUA), Calí (Colômbia), Changsha (China), Dakar (Senegal), Enghien-les-Bains  (França), Guadalajara (México), Gwangju (Coreia do Sul), Karlsruhe (Alemanha) Kosice (Eslováquia), Sapporo (Japão), Toronto (Canadá), Viborg (Dinamarca) e York (Reino Unido) são as outras cidades que integram e dinamizam esta iniciativa.

O músico e artista de Braga João Carlos Pinto foi o vencedor da edição de 2020, colaborando depois com a artista alemã Sarah Degenhardt, representante da cidade de Karlsruhe.

Apoie a Braga TV

O apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS