O Município de Braga marcou presença na 6.ª Conferência Internacional sobre Cidades Educadoras (ICLC 6), que se realizou na cidade de Jubail, na Arábia Saudita, entre os dias 2 a 5 de dezembro.
Braga integrou o Comité Diretivo relator da “Carta de Compromisso de Jubail para as Cidades de Aprendizagem e Resilientes às alterações climáticas”. Este documento contém 25 princípios orientadores para que a estratégia de médio e longo prazo 2025-2030, defendida na Rede de Cidades de Aprendizagem da UNESCO, surta efeito.
Sob o alto patrocínio do Rei Salman bin Abdulaziz Al Saud, o evento reuniu representantes das Cidades de Aprendizagem da UNESCO de todo o mundo para discutir estratégias de promoção da ação climática e do desenvolvimento sustentável.
A participação de Braga no ICLC 6 teve como objetivo a partilha de experiências a fim de dar a conhecer as iniciativas de sucesso de Braga, no combate às alterações climáticas e na promoção da aprendizagem ao longo da vida.
Coube à vereadora da Educação, Inovação e Coesão Social, Carla Sepúlveda, a participação neste evento mundial, reafirmando o “compromisso de Braga para com o desenvolvimento urbano sustentável e o seu papel como uma das principais Cidades Educadoras da UNESCO”, pretendendo colaborar com outras cidades a fim de explorar soluções inovadoras e de boas práticas, assim como promover o desenvolvimento sustentável, na defesa da educação para o desenvolvimento sustentável e o papel da aprendizagem ao longo da vida na construção de comunidades resilientes.