Sábado, Maio 28, 2022
20 C
Braga
InícioBragaBraga marca presença no 3.º encontro de Cidades Michelin no México

Braga marca presença no 3.º encontro de Cidades Michelin no México

© CM Braga

O Município de Braga marcou presença na 3.ª conferência da Rede Internacional de Cidades Michelin, que decorreu na cidade de Querétaro, no México, entre os dias 15 a 17 de março. O Município de Braga fez-se representar pelo vereador João Rodrigues na conferência que teve como mote o conceito das cidades inteligentes e do desenvolvimento sustentável.

A rede foi fundada pelo Município de Clermont-Ferrand e pela Michelin e, para além de Braga, dela fazem parte mais 39 cidades, de 20 países diferentes, representativos de quatro continentes, tendo em vista a criação de um projeto única para partilha e criação de novas políticas de inovação das políticas públicas, através da cooperação internacional entre agentes privados e públicos.

Nesta conferência,estiveram em destaque temas como a internacionalização das cidades, a atratividade do território, o planeamento urbano, a mobilidade, a sustentabilidade, a habitação, a escassez de recursos naturais, os transportes públicos e a necessidade de políticas promotoras da igualdade de género.

Para João Rodrigues, “é com muito interesse que o Município de Braga volta a participar numa conferência da rede, provando uma vez mais que é fundamental cimentar alianças com os parceiros internacionais, promovendo uma política de cooperação e de partilha de experiências para melhorar a vida dos cidadãos”. “Conseguimos demonstrar o exemplo de Braga em várias áreas de atuação municipal e perspetivar com outras cidades possíveis políticas inovadoras nas áreas do planeamento urbano, do desenvolvimento económico e do desenvolvimento sustentável”, referiu.

O vereador teve, ainda, a oportunidade de intervir na Assembleia Geral da Rede, onde, entre outros, se votou por unanimidade a condenação da invasão da Ucrânia pela Rússia. Da conferência surgiram várias oportunidades e novas cooperações, tendo já resultado o aprofundar da germinação com a cidade Clemont-Ferrand e a promoção de novos projetos junto de várias cidades espanholas.

João Rodrigues acrescentou ainda que “estes momentos são importantes porque verificamos que muito dos problemas que enfrentas as cidades são comuns em todo o mundo. Contudo, esta semana de trabalho foi um alerta para muitas das cidades europeias presentes nas diversas reuniões. Verificamos relatos de cidades em que os recursos naturais escasseiam, muitos casos em que a água é já, de longe, o maior problema que as cidades enfrentam. Isto obriga-nos a planear a cidade através de políticas sustentáveis e a aprofundar as parcerias entre municípios para promover soluções inovadoras e sustentáveis para o futuro”.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS