
A freguesia de Lamas, em Braga, reviveu as grandes festas em honra de Santo António que culminaram este domingo com a majestosa procissão. O cortejo religioso foi um dos pontos altos das festividades que moveu toda a comunidade e abrilhantou as ruas da freguesia.

José Carlos Ferreira, presidente da Junta de Lamas, parabenizou a comissão de festas por manter viva a tradição das festas de Santo António na freguesia. “Eu, particularmente, como presidente da Junta de Freguesia e representante do Executivo da Junta, sinto-me muito orgulhoso porque fizeram uma festa muito boa. É de enaltecer esta união fantástica como já não se vê em muitos lados, mas aqui mantém-se a tradição. Lamas está forte nesse sentido e quero deixar uma nota sentida ao Senhor Ernesto Castelo, que fazia parte da equipa de pirotecnia e que infelizmente faleceu há quinze dias, e mesmo assim, a empresa manteve o seu profissionalismo. Quero agradecer também a presença da Câmara Municipal de Braga que sempre apoiou as festividades e à Fábrica da Igreja que é, no fundo, a organizadora do evento e estaremos sempre aqui para os ajudar para aquilo que for necessário”, disse o autarca.

Ana Oliveira, membro da Comissão de Festas de Santo António de Lamas, falou sobre o cartaz das festividades. “As festas deste ano deram início na sexta-feira onde nós tivemos a nossa sardinha e tivemos a atuar a Liliana Oliveira e o Coração Minhoto que é uma música mais popular. No sábado tivemos durante todo o dia os tramboleiros pela freguesia toda, houve uma Eucaristia e, posteriormente, subiu ao palco a banda LNC e hoje tivemos a procissão e à noite a Banda Remember 80’90’ no ringue com um vasto tipo de estilos musicais”, referiu.

Ana Gomes, também membro da Comissão de Festas de Santo António de Lamas, deixou uma palavra de agradecimento a toda a comunidade por ter participado nas festividades. “Agradeço a todos por nos ter ajudado, aos patrocinadores, à Junta de Freguesia e a toda a comunidade de Lamas que fez com que isto fosse possível de se realizar”, frisou.

Em representação do Executivo Municipal de Braga esteve o vereador João Rodrigues que parabenizou a comunidade pelo trabalho realizado à volta da festa. “É com muito gosto que eu pessoalmente estou aqui. Tive a oportunidade de estar aqui ontem, e de estar em outros anos, e acho importante a Câmara Municipal associar-se a estes momentos porque são momentos em que a comunidade vem demonstrar um ano de trabalho da Comissão de Festas, de toda a Paróquia e de toda a população que se junta. Lamas, apesar de ser uma freguesia do ponto de vista territorial relativamente pequena do nosso concelho, é de enaltecer a força da comunidade com esta demonstração nas festas de Santo António e isso deve-se ao trabalho da Junta de Freguesia e também com algum apoio que a Câmara enceta a pedido desta e, portanto, estão todos de parabéns”, sublinhou o vereador.

Também António Feio, vereador da Câmara Municipal de Braga do Partido Socialista, marcou presença nestas celebrações religiosas. “É muito importante para mim, enquanto representante do Partido Socialista, testemunhar este espírito que se vive em Lamas na celebração de Santo António de Lamas. É de facto muito importante este espírito de comunidade, este espírito de união que esta freguesia transporta que só enaltece todo este sentimento de pertença que todos vivemos no nosso concelho ao longo destas várias festas populares que começam precisamente nesta altura e atingem o seu expoente máximo com o nosso São João. Portanto, é para mim um orgulho vir cá todos os anos religiosamente celebrar com esta freguesia que tanto me diz. Cumpre-me dar os parabéns a todo o Executivo na pessoa do Sr. Presidente e uma palavra muito especial à Comissão de Festas que tudo fez para que esta festa fosse mais uma vez um enorme sucesso”, finalizou Artur Feio.

O cortejo religioso abriu com dois cavaleiros, os Escuteiros de Figueiredo e incorporou com os andores do Menino Jesus, de Nossa Senhora de Fátima, de São Sebastião, de São José, do Sagrado Coração de Jesus, de Nossa Senhora do Ó, de Nossa Senhora da Saúde, de Santo António, as bandeiras, o pálio que acompanhava o Santíssimo Sacramento, e centenas de fiéis.

No final da procissão foram dirigidas palavras de agradecimento e, após a benção final, o Grupo Etnográfico da Rusga de Joane subiu ao palco para dar continuidade às festividades.

O arraial de sexta-feira teve animação musical a cargo de Liliana Oliveira com Coração Minhoto e DJ Gonçalo Ferreira. Já no sábado, a música esteve a cargo de LMC Band e DJ Ferreira, e no domingo a Banda Remember animou as festas, que terminaram com uma fogo de artifício.

Sérgio Oliveira, tesoureiro da Junta de Freguesia de Lamas, e Patrícia Lobo, secretária, também participaram nas celebrações.
As festas em honra de Santo António começaram na sexta-feira com um cartaz que integrou atos religiosos, espetáculos musicais, sardinhada e fogo de artifício.
Esta reportagem teve o apoio à produção da Junta de Freguesia de Lamas