A Associação Braga Mais organiza, na manhã do dia 21 de outubro, uma visita guiada ao legado do arcebispo D. Diogo de Sousa. Esta iniciativa, que se integra nas comemorações do 11.º aniversário da associação, tem como ponto de partida a praça da República, junto do edifício da Arcada, pelas 10:00.
Nesta visita guiada, a associação procurará dar a conhecer o legado de D. Diogo de Sousa, que governou a cidade entre 1505 e 1532, tendo sido batizado como o novo fundador de Braga. Considerado como o maior vulto da história de Braga, lançou as bases do urbanismo da cidade até quase ao século XX e voltou a “torná-la grande”, numa altura em que poderia ter sido condenada ao esquecimento.
“Os descobrimentos abafaram as cidades que não estavam junto ao mar e D. Diogo de Sousa, conhecedor da Roma renascentista, dotou Braga de novas ruas e espaços urbanos, mandou construir novos templos, fontes e infraestruturas para o comércio. Convidou artistas para virem trabalhar em Braga e assistiu à fundação de novos conventos e promoveu a existência de formação superior, através da fundação do Colégio de São Paulo e a fundação do Hospital de São Marcos”, explica a associação.
Nesta visita guiada, a Braga Mais percorrerá alguns dos espaços mais emblemáticos da obra de D. Diogo de Sousa, nomeadamente a Fonte dos Granjinhos, o pórtico primitivo do Hospital de São Marcos, a cabeceira da Sé Primaz ou a rua e Porta Nova que este arcebispo mandou abrir. O percurso irá terminar junto da Fonte de Santiago, na rua da Cónega.
No final desta iniciativa, terá lugar um almoço de confraternização, assinalando o 11.º aniversário da Braga Mais.
Quem pretender inscrever-se pode fazê-lo através do e-mail [email protected] até ao dia 19 de outubro.