Braga Mais e JovemCoop realizam visita virtual aos azulejos de São Victor
Domingo , Novembro 29 2020 Periodicidade Diária nº 2650
Principal / Cultura / Braga Mais e JovemCoop realizam visita virtual aos azulejos de São Victor

Braga Mais e JovemCoop realizam visita virtual aos azulejos de São Victor

As associações Braga Mais e JovemCoop vão retomar a segunda série dos Percursos Brácaros, promovendo mais um ciclo de visitas guiadas digitais ao património bracarense.

Este ciclo inicia-se no próximo sábado, 24 de outubro, com uma visita guiada digital aos azulejos da Igreja de São Victor, legado do Barroco na cidade de Braga.

Esta iniciativa, realizada em parceria com a Junta de Freguesia de São Victor e com a colaboração da Paróquia, decorre a partir das 10h30, podendo ser acompanhada a partir da página da JovemCoop no Facebook. O horário da atividade fica condicionado à possibilidade da existência de cerimónias religiosas excecionais.

No renovado templo de São Victor, Gabriel del Barco haveria de elaborar um dos mais importantes conjuntos de azulejaria barroca existente em território nacional e, quiçá, o primeiro conjunto de azulejos azuis e brancos com esta dimensão executado em Portugal. O contrato foi assinado a 26 de abril de 1692 e a colocação dos azulejos deverá ter sido concretizada nos dois anos seguintes. Este ambicioso conjunto azulejar, que deveria recobrir todas as paredes do templo, conta-nos um pedaço da história de Braga e dos seus veneráveis santos.

Este segundo ciclo de Percursos Brácaros é uma forma de ambas as associações manterem a sua atividade, perante a situação pandémica.