Quinta-feira, Maio 26, 2022
30.1 C
Braga
InícioBragaBraga lança plataforma online que permite consultar as obras nas freguesias

Braga lança plataforma online que permite consultar as obras nas freguesias

© CM Braga

O Município de Braga vai disponibilizar uma plataforma online que permite a qualquer cidadão ter acesso a todas as informações sobre as obras municipais em todas as freguesias do Concelho. A plataforma “A melhorar Braga” é um portal de acesso público onde é possível acompanhar “de forma clara e transparente” o desenvolvimento de cada uma das fases dos processos das diversas empreitadas.

A ferramenta estará disponível a partir de 26 de abril, e nela será possível consultar o projeto da obra, o concurso público ou a decisão de adjudicação, os prazos de execução, o estado em que se encontra, a empresa que a concretiza e a sua georreferenciação. Será lançada também uma aplicação móvel que poderá ser descarregada gratuitamente.

“Este é um exercício de transparência que resulta de um compromisso eleitoral deste Executivo. Entendemos que é fundamental tornar mais acessível aos cidadãos toda a informação sobre cada uma das intervenções efetuadas para que todos possam acompanhar e escrutinar a realização das obras em todo o Concelho”, explicou esta Terça-feira Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, adiantando que esta nova ferramenta terá toda a informação administrativa, desde os procedimentos de contratação até aos projetos, o evoluir da obra e registos fotográficos.

Nesta plataforma “clara e intuitiva” as obras estarão divididas pelas diferentes classificações e será possível realizar pesquisas por tipologia da obra, freguesia, dono da obra ou empresa adjudicada. Nela irá conter o valor da empreitada, o prazo de execução, se existe financiamento comunitário, o projeto e qual a fase em que se encontra, nomeadamente se está concluída, em fase de projeto, a concurso ou em execução.

“Será possível conhecer em detalhe cada um dos aspetos relevantes de cada uma das obras desde o âmbito da intervenção, os prazos de execução ou os projetos inerentes, tudo de forma fácil e acessível”, vincou Ricardo Rio, lembrando que até agora, toda esta informação só estava acessível através de marcação prévia nos serviços municipais e com esta plataforma os munícipes terão acesso aos dados em tempo real das obras do Município ou de entidades externas.

Olga Pereira, vereadora com o pelouro das Obras Municipais, vincou a importância de tomar a informação acessível a todos os cidadãos. “Esta é a corporização de um compromisso, no sentido de reforçar a qualidade da informação ao munícipe, apostando numa política de transparência que nos aproxime dos cidadãos. Estamos a descarregar a informação de todas as obras, assim como as delegadas nas freguesias, para que qualquer munícipe que pretenda uma informação sobre uma intervenção que esteja a decorrer no espaço público a possa obter de forma rápida e acessível”, disse.

A vereadora explicou que com esta ferramenta será possível obter informação pelas diversas tipologias, nomeadamente equipamentos escolares, arruamentos, parques e jardins, equipamentos desportivos, edifícios culturais, redes hidráulicas, equipamentos municipais, monumentos e percursos pedonais. “No futuro queremos adicionar novas funcionalidades e disponibilizar nesta plataforma todo o percurso das ciclovias e informação sobre o parque arbóreo da Cidade, nomeadamente com a fundamentação de cada abate ou plantação de árvores”, concluiu Olga Pereira.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS