Quarta-feira, Setembro 22, 2021
22.4 C
Braga
InícioBragaBraga lança documentário sonoro sobre a Urbanização das Parretas

Braga lança documentário sonoro sobre a Urbanização das Parretas

© CM Braga

O projeto sonoro documental “AcustiCidade”, do Circuito – Serviço Educativo Braga Media Arts, procura contar a história das urbanizações de Braga através de testemunhos dos seus moradores e da captação de paisagens sonoras. Arrancou em abril, nas “Parretas”, e será apresentado ao público este domingo, 8 de agosto, às 13:00, na RUM – Rádio Universitária do Minho.

O documentário sonoro será também apresentado em formato online e em formato físico, através de um mapa que convidará a descobrir a Urbanização das Parretas com a sugestão de percursos no terreno. O mapa estará disponível a partir de segunda-feira em diversos espaços culturais da cidade de Braga.

Desde a construção da urbanização das “Parretas”, há cerca de 35 anos, que a paisagem transformou-se e é essa imagem, de transição do passado para o presente, que o projeto AcustiCidade procura mostrar ao público.

Que sons da antiga quinta ainda ecoa nos ouvidos de quem a habita hoje? O que será que a paisagem sonora das “Parretas” nos podes contar sobre a sua história? Partindo de depoimentos de moradores e paisagens sonoras do seu ambiente, recolhidas através de uma oficina de captação sonora realizada com a comunidade, o coletivo Space Transcribers, a convite do Circuito – Serviço Educativo Braga Media Arts, foi à procura de respostas que são reunidas agora num documentário sonoro que retrata a vida na Urbanização das “Parretas”.

Para além da Space Transcribers, associação sem fins lucrativos, e rede internacional de arquitetos, urbanistas e artistas com sede em Braga, o projeto conta com a colaboração do músico e artista sonoro português Pedro Augusto.

O Circuito – Serviço Educativo da Braga Media Arts vem fazer múltiplas ligações entre criação, Media Arts e comunidade. Aqui as novas tecnologias são motor de produção, de conhecimento e de fruição das artes. As atividades são pensadas para escolas, famílias, crianças, professores, seniores, comunidades, profissionais, amadores, artistas e quem mais quiser juntar-se. Mais informações e programa completo do Circuito aqui.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS