Quarta-feira, Março 3, 2021
16.1 C
Braga
Início Reportagem Braga: Junta lança livros sobre a história de Ferreiros e Gondizalves

Braga: Junta lança livros sobre a história de Ferreiros e Gondizalves

Braga TV

A população de Ferreiros e de Gondizalves, em Braga, vai ser presenteada pela Autarquia local com um livro sobre a história de cada freguesia. O livro foi editado em plena pandemia e pretende enriquecer o conhecimento da comunidade com o passado de cada freguesia.

A oferta foi anunciada esta quarta-feira em conferência de imprensa à porta fechada, que decorreu na sede da Junta de Gondizalves.

João Costa, presidente da União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves, relembrou que foi editado um livro sobre Ferreiros há cerca de 25 anos, mas que a freguesia de Gondizalves nunca teve este privilégio anteriormente. “Há cerca de 25 anos, a Junta de Ferreiros publicou a primeira monografia da freguesia. O seu autor foi Luís Costa, tendo entretanto falecido e, após estes anos todos, há a necessidade de ter outro livro de Ferreiros porque há mais património e existe mais conteúdo para integrar num novo livro que agora vamos oferecer. Relativamente a Gondizalves, a história é outra porque a freguesia nunca teve nenhum livro e, pela primeira vez, os gondizalvenses vão ter a oportunidade de estarem neste confinamento a lerem a história que é feita também por eles”, salientou o autarca.

Por sua vez, Maria da Conceição Fernandes ,professora e autora de ambos os livros, salientou a importância que os habitantes das freguesias tiveram no trabalho de investigação. “A matéria-prima destes dois livros foi do povo da terra. Quer gondizalvenses, quer ferreirenses, foram os consultados e entrevistados para criar estas duas obras, referentes às freguesias. Ambas agregaram-se em 2013 no papel, mas continuam historicamente separadas. Decorria o final do ano de 2019 e lembrei-me de falar da projeção que a empresa da Grundig teve na freguesia e na cidade de Braga que permitiu uma grande melhoria de vida das pessoas. Cada livro contém o seu contexto histórico e vale muito a pena ler, pois possui várias atas que estão a comprovar o que está escrito”, referiu a autora.

O livro “Gondizalves, história de um povo” contém 235 páginas e o livro “Ferreiros e a sua história” tem 124 páginas, ambos com imagens fotográficas que retratam o património e a riqueza histórica destas freguesias.

Para receber o livro de Ferreiros ou Gondizalves, deverá dirigir-se à Junta da Freguesia onde reside para adquirir esta oferta gratuita.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS