Quinta-feira, Abril 15, 2021
22.8 C
Braga
InícioBragaBraga: Junta de São Vicente quer musealizar Castro Máximo

Braga: Junta de São Vicente quer musealizar Castro Máximo

Junta de São Vicente

A Junta de Freguesia de São Vicente, em Braga, pretende musealizar o Castro Máximo. A Autarquia local já solicitou à Câmara Municipal de Braga para “considerar” a compra e valorização do terreno onde se encontram os vestígios do Castro Máximo.

Jorge Pires, presidente da Junta de Freguesia de São Vicente, refere que “a musealização permitirá acolher uma estrutura interpretativa da história romana da cidade e da própria freguesia e, igualmente, permitirá aos bracarenses explorar a matriz identitária da cidade”.

“Trata-se de um significativo povoado proto-histórico com ocupação romana, que corresponde ao primeiro núcleo da cidade romana, Bracara Augusta e classificado como imóvel de interesse público em 1984. O facto deste povoado se localizar a menos de 1 km de Bracara Augusta confere-lhe grande importância para o conhecimento do povoado anterior à fundação da cidade romana”, sublinha o autarca.

O presidente da Junta de São Vicente reconhece que a construção do Estádio Municipal de Braga no ano 2000 “pôs a descoberto os vestígios existentes”, por outro lado, as explosões e escavações para a implementação do campo “destruíram grande parte da identidade que estava até aí preservada”, todavia houve “um trabalho árduo das equipas de Arqueologia em registar o conjunto, presume-se habitacional, que remonta aos primeiros séculos”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS