Terça-feira, Maio 11, 2021
12.2 C
Braga
InícioBragaBraga investe um milhão de euros nas praias fluviais do Cavadinho e...

Braga investe um milhão de euros nas praias fluviais do Cavadinho e Navarra

CM Braga

O Município de Braga acaba de lançar os concursos públicos para a execução das praias fluviais do Cavadinho, na freguesia de Crespos, e de Navarra. Com um investimento superior a um milhão de euros, as intervenções constituem mais um passo para a qualificação das margens do Cávado e para a criação de uma rede municipal de praias fluviais.

Para Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, estes são projetos que vão beneficiar todo o concelho. “Braga vai ganhar mais duas praias fluviais com todas as infra-estruturas necessárias que vão conferir conforto e segurança aos seus utilizadores”, referiu.

As duas novas praias vão assim ajudar a “diluir a pressão que existe sobre a Praia Fluvial de Adaúfe que anualmente atrai muitos milhares de visitantes”. “Estas intervenções vão criar alternativas à praia de Adaúfe, apresentando as condições de excelência que tiram partido da grande beleza paisagística dos locais onde se situam”, acrescenta Ricardo Rio, lembrando que as praias fluviais do concelho “têm como mais-valias a qualidade da água, a segurança, a existência de informação e educação ambiental, a gestão ambiental e equipamentos de apoio”.

Depois do processo de cedência dos terrenos junto às margens do rio Cávado, ocorrida no passado mês de agosto, o Município avança agora com o concurso público para a execução da Praia Fluvial do Cavadinho. Orçada em 437 mil euros (a que acresce a taxa de IVA em vigor) e com um prazo de execução de dez meses, a intervenção vai incidir em dois espaços distintos: um primeiro, a uma cota mais elevada; e o segundo junto às margens do rio Cávado.

O projeto inclui a criação de um parque de estacionamento, a renovação do caminho de acesso ao rio com a reconstrução generalizada dos muros; a articulação com o canal da Ecovia do rio Cávado, a criação de um parque de merendas e de um bar/equipamento de apoio fluvial.

Recorde-se que este ano, a Praia Fluvial do Cavadinho voltou a ser distinguida pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza com o “Galardão de Qualidade Ouro”.

Já na Praia Fluvial de Navarra, a intervenção representa um investimento de 451 mil euros (a que acresce a taxa de IVA em vigor) e vai incidir sobre quatro pontos essenciais: a formação de um parque de estacionamento; o largo entre o estacionamento e bar/equipamento; acessos e fruição da margem; e a construção de um bar/equipamento de apoio fluvial.

Apoie o jornalismo.

A Braga TV é um canal de informação independente. Todas as notícias e conteúdos são e continuarão a ser disponibilizados gratuitamente.

Para continuar a oferecer um serviço de informação de referência na região, precisamos do apoio dos nossos leitores para continuar a desempenhar o nosso papel de informar.

Precisamos do seu contributo, caro leitor.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS