Sábado, Julho 12, 2025
21.7 C
Braga
BragaBraga investe 3,3 milhões na requalificação da EB da Quinta da Veiga

Braga investe 3,3 milhões na requalificação da EB da Quinta da Veiga

Concurso público vai ser lançado na segunda-feira.

© CM Braga

A Câmara de Braga vai lançar, na próxima reunião do executivo municipal que se realiza na segunda-feira, o concurso público para a empreitada de requalificação e ampliação da Escola Básica da Quinta da Veiga.

A intervenção, com financiamento aprovado do Norte 2030-FEDER, terá um custo total de cerca de 3,3 milhões de euros e um prazo de execução de 420 dias.

“A Escola Básica da Quinta da Veiga integra o Agrupamento de Dr. Francisco Sanches. As instalações da escola, com cerca de 20 anos, apresentam diversas patologias que carecem de uma intervenção global que visa melhorar a segurança, a funcionalidade e o conforto do edifício. Relativamente à necessidade de ampliação, esta é justificada pelo crescimento demográfico que se verifica em todo concelho de Braga e particularmente na freguesia de São Vicente, obrigando a dar resposta crescente procura de ofertas educativas ao nível do ensino básico”, refere o Município de Braga.

“Esta obra representa mais um passo firme na aposta que temos feito na modernização da nossa rede escolar. A empreitada vem responder às exigências e necessidades atuais da comunidade educativa, garantindo melhores condições de ensino e aprendizagem para todas as crianças. Com este investimento, reforçamos a capacidade de resposta num território em crescimento e afirmamos o nosso compromisso com uma educação de qualidade para todos”, afirma Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga.

Para colmatar a falta de um recreio coberto, será criado um espaço amplo com cobertura, e em plena ligação com o recreio exterior não coberto “sem interferências na amplitude de espaço e sem barreiras arquitetónicas, fator muito importante para as crianças poderem brincar livremente e em segurança”.

A requalificação inclui ainda, no piso rés do chão, a ampliação da copa, permitindo criar os trajetos de sujos e limpos; a criação de uma sala de reuniões e um gabinete de atendimento, uma sala do pessoal, salas de arrumos para material didático, material desportivo e material de limpeza, instalações sanitárias para adultos; instalações sanitárias para o Jardim de Infância.

No piso 1, será criada uma sala de direção, será ampliada a sala de professores/educadores, serão criadas duas salas de apoio e ampliadas as instalações sanitárias. Os pavimentos interiores serão substituídos uma vez que “os existentes se encontram bastante desgastados e degradados”.

A intervenção prevê ainda, a reabilitação energética ao nível das fachadas e dos vãos envidraçados com o intuito de melhorar o seu desempenho. Do ponto de vista dos sistemas técnicos, será dotado de climatização eficiente e ventilação para garantir a qualidade do ar interior e o conforto térmico dos utilizadores. Também haverá uma contribuição de energia renovável, através da instalação de painéis solares térmicos, para aquecimento das águas e de painéis fotovoltaicos, para produção de energia no local e para consumo do edifício.

Apoie o jornalismo que faz a diferença na região. O seu contributo é fundamental para prosseguirmos o nosso trabalho. Faça um donativo pontual por MBWay (912 727 601) ou IBAN (PT50 0035 0232 00002594330 40).

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

REPORTAGEM

POPULARES