A cidade de Braga recebe esta semana duas, de um total de 10, novas papeleiras inteligentes. Sob o lema “Braga, Cidade Inteligente”, esta aquisição pretende tornar a cidade mais inovadora e eficiente na gestão sustentável dos resíduos urbanos.
As novas papeleiras dispõem de um sistema avançado e inteligente, movido a energia solar, que compacta os resíduos depositados, o que lhes confere uma capacidade de armazenamento superior à de uma papeleira convencional. Além disso, estão equipadas com uma tecnologia que indica remotamente o nível de enchimento, otimizando as rotas de recolha de resíduos, o que permite uma gestão mais eficiente e económica dos serviços de recolha e limpeza urbana. Estes equipamentos incluem ainda um compartimento específico para a recolha de beatas de cigarro.
Segundo Rui Sá Morais, presidente do Conselho de Administração da AGERE, “com esta solução prevemos reduzir a deposição de resíduos fora dos locais indicados, uma vez que estas papeleiras apresentam uma maior capacidade devido ao sistema de compactação”. Por outro lado, prevê-se também a “redução dos custos de recolha devido ao aumento da eficiência da operação”.
A apresentação pública foi apresentada hoje, na Praça do Município, onde estiveram presente o presidente do Conselho de Administração da AGERE e o presidente da Câmara Municipal de Braga.