Já está em curso a segunda fase da operação de transferência dos arquivos do Município de Braga para as novas instalações, no Centro Cultural Francisco Sanches. A mudança, que irá prolongar-se até 14 de outubro, visa garantir “melhores condições de acesso, segurança e conservação do património arquivístico de valor histórico e administrativo do Município de Braga”.
“Esta segunda fase da transferência dos arquivos incide em grande parte sobre o Arquivo de Urbanismo que, pela sua dimensão, superior a 4 mil metros lineares de documentação, constitui um processo de risco elevado pelos constrangimentos e implicação directa no acesso à consulta e reprodução. Assim, os serviços de consulta e reprodução dos processos de licenciamentos do Arquivo de Urbanismo estarão temporariamente suspensos de 24 de setembro a 14 de outubro”, refere a Câmara de Braga.
A partir do dia 15 de outubro, o acesso ao património arquivístico do Município de Braga, por consulta presencial ou reprodução, passará a ser garantido nas novas instalações do Arquivo Municipal de Braga, sito no Centro Cultural Francisco Sanches, rua Dom Pedro V, n.º 1, no horário de atendimento das 09:00 às 17:30.
Após a conclusão da transferência, o Arquivo Municipal estará totalmente operacional disponibilizando nas novas instalações um espaço mais amplo e moderno para consulta e pesquisa de documentação e informação.
Para mais informações, esclarecimentos ou questões relacionadas com o processo de transferência, os interessados poderão entrar em contacto com o Arquivo Municipal através do email: [email protected].