Sexta-feira, Fevereiro 3, 2023
7.8 C
Braga
InícioBragaBraga inicia campanha "Escola Amiga dos Animais"

Braga inicia campanha “Escola Amiga dos Animais”

© CM Braga

O Município de Braga deu início hoje à campanha “Escola Amiga dos Animais” com uma ação de sensibilização no Jardim de Infância da Quinta das Fontes, em São Vicente.

Este projeto educativo, que numa fase inicial irá decorrer nas escolas do ensino pré-escolar do concelho e será depois alargado aos outros níveis de ensino, visa consciencializar a população infantil e juvenil para a problemática do abandono animal, promovendo igualmente uma adopção responsável na população adulta e reforçando a importância da esterilização para evitar o aumento da população de cães e gatos.

Em todas as escolas públicas e privadas do ensino pré-escolar serão realizadas estas ações de sensibilização, com a entrega de livros e material didático, abrangendo um número superior a 2500 crianças.

Como sublinhou Altino Bessa, vereador do Município de Braga, o projeto tem a capacidade de ter um “efeito multiplicador”, com as crianças a fazerem chegar a mensagem às suas famílias. “Queremos promover melhores cuidados e atenção com os nossos animais de companhia. Os animais têm uma forte presença no nosso dia a dia e a escola assume um papel chave na consciencialização para esta temática”, afirmou.

“Aqui Há Gato” incentiva escolas do pré-escolar a adoptar um animal de companhia

Associado a esta ação, o Município está a promover também a campanha “Aqui Há Gato”, destinada a incentivar todas as escolas do pré-escolar a adoptar um cão ou gato. “Acreditamos que a presença de animais de companhia nas escolas pode ter um efeito muito positivo nas crianças e vai de encontro às políticas que pretendemos implementar no Município”, adiantou.

Nos últimos anos, o Município tem desenvolvido várias iniciativas destinadas ao bem-estar animal, implementando medidas como o Programa Cheque Veterinário, o Programa de Medicina Veterinária Social, o projeto “Socorro Animal” ou o projeto CED, em parceria com associações de proteção animal. Foram ainda criados parques caninos, um Parque de gatos e efetuadas obras de melhoria no Centro de Recolha Oficial de Braga.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS