Quarta-feira, Dezembro 8, 2021
9 C
Braga
InícioBragaBraga: Hugo Pires promete 3 mil casas acessíveis, mais vagas nas creches...

Braga: Hugo Pires promete 3 mil casas acessíveis, mais vagas nas creches e transportes públicos gratuitos

© PS

A apresentação pública da candidatura de Hugo Pires, do Partido Socialista, à presidência da Câmara Municipal de Braga decorreu no final da tarde desta quarta-feira, na Avenida Central.

A apresentação pública contou com as presenças de Artur Feio, presidente da Comissão Política Concelhia de Braga e atual vereador do Partido Socialista na Câmara Municipal, que foi anunciado como o número 2 na lista de Hugo Pires; Palmira Maciel, candidata à Assembleia Municipal de Braga; José Manuel Barroso Gomes, mandatário da campanha do Partido Socialista; Duarte Cordeiro, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares; e José Luís Carneiro, secretário-geral adjunto do Partido Socialista.

No discurso da apresentação da sua candidatura, Hugo Pires não poupou críticas à coligação “Juntos Por Braga”, assumindo a vontade de “concretizar muitos projetos, muitas conquistas e muitos sonhos que estão por cumprir no concelho”. “Queremos construir uma comunidade coesa onde as pessoas, independentemente do meio que nasceram e do seu género, têm o direito de serem felizes e têm o direito de terem uma vida melhor. Garanto-vos que será retribuído com muito trabalho, com enorme responsabilidade e com grande ambição”, disse o candidato.

O candidato do Partido Socialista criticou os preços atuais das habitações em Braga, propondo “atingir 3.000 casas acessíveis para a classe média com a conjugação de quatro iniciativas de política pública com uma renda acessível que se chamará ‘Programa de Renda Garantida’ para os senhorios”. “Queremos uma via verde para a mudança de uso comercial e de serviço habitacional. Queremos devolver a capacidade construtiva que foi retirada pela maioria do PDM para as habitações unifamiliares nas freguesias mais rurais e estimularemos o movimento cooperativo habitacional”, prometeu o candidato.

Hugo Pires também quer apostar no aumento das vagas nas creches, “criando mais de 100 novas vagas para crianças até aos 3 anos de idade”. “Não é admissível que em quase todas as freguesias as famílias demonstram a sua angústia por não terem vagas para deixar os seus filhos nas creches. Há solução para as políticas de educação e para as políticas de apoio à família. Nós daremos resposta a esta necessidade através do ‘Programa +100’, criando mais 100 novas vagas para crianças até aos 3 anos. Criaremos uma rede municipal de creches descentralizada, um instrumento de produção à natalidade e apoio às famílias em articulação com as instituições de solidariedade social. Instalaremos esta valência em edifícios municipais que se encontram ao abandono, como a antiga Escola Primária de Arcos, como o Centro Cívico de Navarra ou como o Jardim de Infância de Mire de Tibães”, disse.

Também os seniores serão incluídos numa das medidas da candidatura do Partido Socialista à Câmara de Braga com um programa para combater a solidão. “Os mais velhos são uma geração que também não podemos esquecer. Apostaremos, por isso, numa política pública para valorizar o envelhecimento ativo através do programa ‘Útil Idade’, um programa contra a solidão. Uma carta dos direitos dos cidadãos seniores, o fomento da prática desportiva e uma Universidade Sénior”, sublinhou.

Além destas medidas, Hugo Pires quer apostar na “criação de parcerias com Municípios vizinhos e aumentar o stock disponível de terrenos para a sua instalação”. O candidato também quer a gratuitidade dos transportes públicos e “acelerar a nova variante que liga o norte do concelho de Braga”.

Na apresentação pública da candidatura do Partido Socialista à presidência da Câmara Municipal de Braga, Hugo Pires anunciou 23 candidatos socialistas às Juntas de Freguesia do Concelho de Braga e garantiu que os socialistas irão estar presentes em todas as listas das 37 freguesias nas próximas Eleições Autárquicas, que irão decorrer a 26 de setembro. 

Teste BTV

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS