Domingo, Outubro 6, 2024
17.3 C
Braga
BragaBraga: Hugo Pires destaca "abandono e desinvestimento" em equipamentos públicos nas freguesias

Braga: Hugo Pires destaca “abandono e desinvestimento” em equipamentos públicos nas freguesias

PS

Hugo Pires, candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal de Braga, esteve este fim de semana em Nogueira, Fraião, Lamaçães e Esporões.

Dando cumprimento ao “Tempo de Ouvir”, fase da pré-campanha eleitoral que dedica particular atenção a auscultar as populações e as suas entidades representativas, o candidato à Câmara de Braga destacou, na visita às freguesias, “o abandono e o desinvestimento em equipamentos públicos”.

Acompanhado por José António Pinto de Matos, foi no Centro Cultural de Lamaçães, antiga sede da Junta de Freguesia, que Hugo Pires confirmou “mais um equipamento de avultados custos financeiros, totalmente votado ao abandono, sem qualquer proveito para a população, a entrar em degradação e onde, sintomático, a limpeza exterior foi feita apenas agora”.

Foi também nesta freguesia que a comitiva visitou o “Ténis Bar”, “um centro de convívio da propriedade da Junta de Freguesia e habitualmente concessionado a privados, que está também completamente abandonado, a degradar-se, e sem qualquer proveito para a população, seja como espaço de encontro, mas pelo menos como equipamento desportivo”.

“O Campo de Futebol de Fraião, habitualmente utilizado como sede pelo clube ‘Maikes de Fraião’, é outro espaço votado ao abandono, completamente degradado, que já não se pode utilizar para nada”, frisa o candidato.

Nesta visita ao território da União de Freguesias de Nogueira, Fraião e Lamaçães, a candidatura socialista confirmou “evidentes problemas ambientais, designadamente a deposição de entulho que é feita clandestinamente no Barral, numa área florestal e agrícola de Nogueira recentemente alvo do fogo”.

Já em Esporões, onde o candidato do Partido Socialista Braga foi acompanhado por Sílvia Ribeiro, um dos primeiros lamentos a chegar à comitiva foi outra situação de “flagrante abandono de um equipamento público: o campo de futebol, totalmente reassumido pela natureza”.

“Em 2017, num acordo com a Comissão Fabriqueira da Igreja Católica, a Junta de Freguesia de Esporões preferiu entregar-lhe o edifício onde se integrava o Jardim de Infância e ficar proprietária do campo de futebol. Hoje, os meninos estão numa sala de aula da Escola Primária e o campo de futebol não sofreu qualquer intervenção, o que significa que está completamente dominado pelo mato e giestas”, lembram os socialistas locais.

“A falta de estruturas de apoio social, designadamente creches e centros de dia, foi outra das constatações que se repetiu neste fim de semana, a par de ruas sem saneamento e de outras que «continuam em terra batida. Assim se verifica que uma parte do concelho continua a desmerecer a atenção da presidência da Câmara Municipal de Braga, o que não pode continuar. Queremos que todos os lugares do concelho evoluam de igual forma, connosco todas as freguesias vão merecer a mesma atenção”, finalizou Hugo Pires.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES