Quarta-feira, Janeiro 26, 2022
9.7 C
Braga
InícioReportagemBraga: Grupo Coral de Maximinos celebra 50 anos

Braga: Grupo Coral de Maximinos celebra 50 anos

© Angélica Antunes

O Grupo Coral de Maximinos, em Braga, celebrou no dia 1 de dezembro as Bodas de Ouro. Para assinalar os 50 anos de existência, foi celebrada uma missa na Igreja Paroquial da freguesia e abrilhantada musicalmente pelo grupo coral. 

Maria da Luz Cruz, presidente do Grupo Coral de Maximinos, apelou à comunidade para integrar o grupo musical. “O segredo deste grupo é que nós somos uma família. Somos um coro litúrgico e cantamos na missa das 11:30 todos os domingos e a camada mais jovem não aprecia este tipo de música, o que é uma pena. Não são todos e faço um apelo aos jovens que realmente gostam de cantar e de sentir a música que venham até nós, pois serão bem-vindos ao Grupo Coral de Maximinos”, convidou.

De acordo com Pedro Marques, maestro do Grupo Coral e fundador da Escola de Música de Maximinos, foi “necessário fazer algo a mais”, o que levou à criação da escola que está situada nas instalações da Igreja Paroquial.

“Sou o maestro do Grupo Coral de Maximinos há 6 anos e sentimos a necessidade de fazer algo a mais também pela comunidade. Foi então que criámos a escola de música relacionada com o coro. Temos desde crianças a adultos e tentamos desenvolver algumas dinâmicas ao longo do ano, quer com concertos de Natal, em que os meninos e os graúdos tocam para a comunidade, quer fazermos concertos fora da nossa paróquia. Vamos tentando dinamizar um bocadinho também a aprendizagem musical a baixo custo porque a aprendizagem musical tem um custo elevado e tentamos com que o acesso à educação musical seja para toda a gente”, disse o maestro.

Luís Pedroso, presidente da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, também marcou presença na celebração das Bodas de Ouro, salientando que o “grupo coral tem muita qualidade” e desejou que o coro festeje “mais 50 anos”.

“É apanágio acarinhar todo o nosso movimento associativo. Este é mais um que tem uma especificidade muito própria e então nos últimos anos com o maestro e professor Pedro Marques, isto ganhou uma escala completamente diferente. Hoje estamos perante um grupo coral com muita qualidade, pois são 50 anos a abrilhantar as eucaristias da Paróquia de Maximinos. Se viermos à Igreja de Maximinos com assiduidade, verificamos que estas pessoas são quase sempre as mesmas e nota-se uma coisa muito boa que há um rejuvenescimento, o que é extraordinário. Que venham mais 50 anos!”, desejou o autarca.

A comunidade está convidada a integrar o Grupo Coral de Maximinos para acompanhar as eucaristias. Também encontram-se abertas as inscrições para as aulas na Escola de Música que decorrem nas instalações da Igreja Paroquial. As mensalidades das aulas têm um custo de 25 euros e as inscrições podem ser efetuadas na Igreja ou através do Facebook, no grupo “Grupo Escola de Música de Maximinos“.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS