Domingo, Abril 21, 2024
20.8 C
Braga
ReportagemBraga: GD Figueiredo recebeu formação de primeiros socorros para salvar atletas

Braga: GD Figueiredo recebeu formação de primeiros socorros para salvar atletas

A formação, dada pelos Bombeiros Voluntário de Braga, foi desenvolvida com uma aula teórica e prática a todos os participantes.

© Angélica Antunes

Para prestar os primeiros socorros aos atletas do Grupo Desportivo de Figueiredo em eventuais situações de incidentes nos treinos e jogos, os Bombeiros Voluntários de Braga realizaram uma formação e sensibilização de suporte básico de vida aos pais e treinadores do clube. Esta formação foi desenvolvida com uma aula de teórica e prática a todos os participantes.

Andreia Correia, Bombeira Voluntária de Braga há 15 anos, deu a formação de primeiros socorros aos formandos com o objetivo de socorrer os atletas em situação de risco.

© Angélica Antunes

“Vamos fazer uma pequena formação e sensibilização de suporte básico de vida, explicando nesta curta duração alguns gestos importantes que podemos fazer quando encontramos uma vítima em paragem cardiorrespiratória. São gestos que apenas utilizamos com as nossas próprias mãos e não precisamos de nenhum recurso de material externo para poder ajudar aquela vítima para poder salvá-la”, disse Andreia Correia.

Por seu turno, Roberto Castro, coordenador e treinador dos juvenis do Clube Desportivo de Figueiredo, explicou que esta iniciativa surgiu de uma parceria com os Bombeiros Voluntário de Braga. “Para nós, é fundamental termos este suporte básico de vida para qualquer eventualidade que surja com os miúdos. Nós, diretores e treinadores, conseguirmos prestar os primeiros socorros, é fundamental. Também é nesse intuito dos pais se sentirem confortáveis e seguros connosco cá. Além de termos excelentes treinadores que dão formação, também termos essa capacidade para um incidente que possa ocorrer”, referiu.

© Angélica Antunes

Já Paulo Morgado, treinador no clube, realçou a importância desta formação. “Somos um clube pequeno, mas que tenta dar as melhores condições aos atletas. Gostamos de nos instruir para podermos dar as condições máximas dentro daquilo que é possível no Grupo Desportivo de Figueiredo e dar o melhor serviço possível às nossas crianças”, finalizou.

© Laura Peixoto

Os primeiros socorros pretendem dar uma resposta rápida a uma emergência com a aplicação de técnicas simples para poder salvar vidas. Esta formação surgiu da ideia de Laura Peixoto, mãe de duas crianças que jogam no clube para poderem praticar desporto com mais segurança.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES