Quinta-feira, Julho 18, 2024
19.6 C
Braga
ReportagemBraga: Freguesia de Lamas venerou Santo António com grandiosa procissão

Braga: Freguesia de Lamas venerou Santo António com grandiosa procissão

Procissão em honra de Santo António foi ponto alto das festas em Lamas.

© Angélica Antunes

A freguesia de Lamas, em Braga, honrou Santo António com uma grandiosa procissão que decorreu na tarde deste domingo. Foi com devoção que a comunidade reviveu as festividades deste Santo Popular.

A população mediu forças e uniu-se para levar de novo o espírito festivo à freguesia. Ana Oliveira, membro da Comissão de Festas de Santo António de Lamas, agradeceu à comunidade que contribuiu para o sucesso destas festividades.

© Angélica Antunes

“Queremos agradecer à comunidade de Lamas e arredores, porque tivemos pessoas presentes do distrito de Braga, e sem elas nada seria possível. Nós somos 15, mas há muita gente por trás. Temos uma rede de apoio grande e as pessoas da freguesia movem-se para este tipo de festas e gostam”, disse.

© Angélica Antunes

Ana Gomes, também membro da Comissão de Festas, deixou o convite às pessoas para viver a experiência em organizar estas festividades. “Esta foi uma ideia completamente maluca em que juntámo-nos e arriscámos, mas vale super a pena. Quem quer viver esta experiência, tem de arriscar”, referiu.

Por seu turno, José Carlos Ferreira, presidente da Junta de Freguesia de Lamas, sustentou que a Festa de Santo António é “uma grande oportunidade” de toda a comunidade sentir uma missão. “A população faz um percurso peculiar durante o ano inteiro em que basicamente há pessoas que nem sequer se conhecem e tornam-se num grupo de amigos. O fundamental da Festa de Santo António, claro que a festa é bonita, toda a nomenclatura que existe à volta é fantástica, mas fundamentalmente o que me apraz registar é pessoas que literalmente nem se conhecem, unem-se como amigos e fazem disto um objetivo e a missão é concluída hoje com a procissão em honra de Santo António”, sublinhou o autarca.

© Angélica Antunes

“Espero que o santo popular nos abençoe e continue sempre a criar grupos de amigos em que a comunidade se sinta sempre unida. Para nós, Executivo, é um grande orgulho o culminar desse grande esforço. Agradeço o apoio da Câmara Municipal e demais entidades que sem eles é difícil executar este evento”, reforçou José Carlos Ferreira.

© Angélica Antunes

Em representação do Executivo Municipal de Braga esteve o vereador João Rodrigues que parabenizou a comunidade pelo trabalho realizado à volta da festa. “Nós, Câmara Municipal, temos muito gosto em estar presente em Lamas. Esta tem sido nossa prática que é estar nestes momentos festivos em todas as freguesias do concelho. Esta é sempre uma oportunidade da nossa parte em estar junto das pessoas, de poder vivenciar muitas daquelas que são as tradições da cidade, das suas freguesias e tradições. Também é uma forma de mostrar que estamos atentos a estes momentos que são importantes para as pessoas. Deixamos, por isso, os parabéns a toda a comunidade de Lamas, mas assim como de todo o concelho, pelas festas que organizam e que certamente o Município de Braga continuará apoiá-las no futuro”, afirmou João Rodrigues.

© Angélica Antunes

Também Artur Feio, vereador do Partido Socialista da Câmara Municipal de Braga, esteve presente na procissão onde enalteceu a tradição da Festa de Santo António na freguesia. “Lamas é a freguesia mais pequena de todo país e aquilo que assistimos em Lamas é Braga a ser Braga. É a nossa cultura, a nossa identidade, são as nossas gentes a celebrarem os seus santos, as suas tradições e, no fundo, a definirem-se enquanto comunidade. Lamas tem sido um exemplo muito grande daquilo que uma freguesia muita pequena consegue fazer de muito grande, não só do ponto de vista de união de comunidade, mas sobretudo daquilo que são estas tradições que se mantêm ano após ano. Esta festa é um espetáculo único e tenho gosto em vir festejar com as pessoas este momento único da cidade e desejar que todos os anos continuem a ter força para organizar eventos ainda mais alegres e divertidos daqueles que assistimos este ano”, finalizou.

© Angélica Antunes

As festas em honra de Santo António começaram na quinta-feira com um cartaz que integrou atos religiosos, espetáculos, sardinhada e fogo de artifício, culminando com a grandiosa procissão.

© Angélica Antunes

A Procissão em honra de Santo António integrou 10 andores, bandeiras, dois cavaleiros e os Escuteiros de Figueiredo.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES