
A Gatuna – Tuna Feminina Universitária do Minho apresentou, nos passados dias 20 e 21 de outubro, em Braga, a 27.ª edição do Trovas – Festival de Tunas Femininas, oferecendo ao público bracarense uma noite de serenatas. O tema deste ano “TrovasTV” remeteu para um espetáculo ligado à televisão e ao quotidiano no que toca aos meios de comunicação e entretenimento nacional.
No âmbito das celebrações dos seus 30 anos, a Gatuna promoveu uma noite de serenatas marcada por duetos entre a tuna anfitriã e outros grupos culturais da Universidade do Minho, nomeadamente a Afonsina – Tuna de Engenharia da Universidade do Minho, TUM – Tuna Universitária do Minho, Azeituna – Tuna de Ciências da Universidade do Minho e CAUM – Coro Académico da Universidade do Minho.
Já a segunda noite de espetáculo contou novamente com o CAUM na abertura do festival e com a TUM como tuna convidada extraconcurso. Os prémios do XXVII Trovas – Festival de Tunas Femininas foram distribuídos pelas tunas a concurso. Assim, a TFMUC – Tuna Feminina de Medicina da Universidade de Coimbra arrecadou 4 prémios: Melhor Tuna, Melhor Instrumental, Melhor Porta-Estandarte e Melhor Original; a TunaF – Tuna Feminina do Orfeão Universitário do Porto recebeu o prémio de Melhor Solista; e, por fim, a TFIST – Tuna Feminina do Instituto Superior Técnico voltou à capital com os prémios de Melhor Pandeireta, Melhor Serenata, Melhor Tema e Tuna Mais Tuna.


